Sócio de concessionária do Pacaembu tenta dar soco em repórter da Folha
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Eduardo Barella, CEO e sócio da Allegra Pacaembu, concessionária responsável pela gestão do complexo esportivo do Pacaembu, tentou agredir com um soco o repórter Demétrio Vecchioli, da Folha de S.Paulo, na manhã desta terça-feira (28).
Amazonino tinha orgulho de ser chamado de 'Negão'
O jornalista estava no Pacaembu em reportagem sobre o primeiro dia da abertura das áreas públicas, conforme havia anunciado na véspera o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rogério Lins (Podemos), em entrevista coletiva no próprio local.
Em nota, a concessionária diz que houve uma discussão entre o executivo e o repórter, mas que não houve agressão.
O repórter chegou ao local por volta das 9h desta terça. Primeiro, um segurança informou que a entrada não estava autorizada, mas depois liberou o acesso.
Por mensagem de WhatsApp, o repórter informou ao assessor de imprensa da concessionária sobre o fato de ter sido barrado, mas que havia sido autorizado depois e que estava no interior do Pacaembu. O representante da empresa respondeu que estava indo para lá.
Os dois se encontraram na área de tênis, depois de o repórter ter passado pelo estádio, e quando voltavam da piscina em direção à entrada social do complexo, ocorreu a tentativa de agressão.
Segundo Demétrio, Barella foi em sua direção e, ao chegar perto, ergueu o braço e armou um soco, quando o assessor entrou na sua frente.
O soco, afirma o jornalista, só não o atingiu porque o assessor intercedeu -por cerca de um minuto ele segurou o executivo, que dizia que ia pegar o repórter.
A partir daí, o repórter da Folha de S.Paulo pegou seu celular e ligou a câmera de vídeo. A imagem gravada mostra o assessor empurrando Barella para uma área externa.
O jornalista pediu para ele dizer o que havia falado antes e avisou que está gravando, quando o CEO se virou e chamou o repórter de "mau caráter" três vezes. Um outro homem apareceu e afastou o executivo.
Em nenhum momento ele justificou a tentativa de agressão ou fez alguma reclamação. Demétrio foi embora do local em seguida.
Nenhum segurança interveio durante a tentativa de agressão.
Na nota, a empresa afirmou que não houve agressão física e, em menos de dois minutos, a situação foi pacificada.
"A concessionária Allegra Pacaembu reitera seu compromisso de respeito à imprensa livre e o acesso democrático, inclusivo e plural da população e assim convida a reportagem da Folha a retornar ao complexo sempre que quiser, das 6h às 22h", diz o texto.
De acordo com o repórter Demétrio, havia quatro câmeras de monitoramento no local do incidente. A Folha de S.Paulo pediu acesso às imagens, mas a concessionária não respondeu.
Questionada sobre a tentativa de agressão, a Prefeitura de São Paulo, também em nota, diz lamentar o ocorrido e que repudia qualquer ação de cerceamento à liberdade de imprensa.
Na segunda-feira (27), o secretário Rogério Lins anunciou que as áreas públicas do complexo esportivo do Pacaembu estariam abertas ao público a partir desta terça, incluindo a piscina e a pista de atletismo.
O anúncio da gestão Ricardo Nunes (MDB) aconteceu durante cerimônia de reinauguração do complexo na segunda, com a presença de alunos de escolas públicas. No sábado (25), o estádio recebeu a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
VEJA RESPOSTA DA ALLEGRA PACAEMBU
"Na manhã desta terça (28), houve uma discussão entre o CEO da Concessionária Allegra Pacaembu, Eduardo Barella, e o repórter Demetrio Vecchioli, da Folha de S.Paulo. Não houve agressão física e, em menos de dois minutos, a situação foi pacificada.
A Concessionária Allegra Pacaembu reitera seu compromisso de respeito à imprensa livre e o acesso democrático, inclusivo e plural da população e assim convida a reportagem da Folha a retornar ao complexo sempre que quiser, das 6h às 22h."
ASSUNTOS: Variedades