Tempestade de três horas em Itu (SP) deixa ruas alagadas e carros cobertos por água
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chuva forte esperada para esta terça-feira (10) no estado de São Paulo poupou a região metropolitana, mas atingiu fortemente outras regiões. Segundo a Defesa Civil estadual, as cidades de Itu e Sorocaba foram as mais atingidas pelo temporal nesta tarde.
Em apenas três horas, Itu registrou mais de 90 mm de precipitação, segundo o coronel Farina, porta-voz da Defesa Civil.
Várias ruas e avenidas foram inundadas, com formação de correnteza, cobrindo carros pelo caminho.
Já em Sorocaba houve o registro de 11 quedas de árvores e uma casa destelhada. Além disso, o telhado de zinco de uma quadra esportiva desabou e atingiu duas casas vizinhas. Não houve vítimas.
O temporal que passou pelas duas cidades atingiu ainda Campinas, Indaiatuba, Franco da Rocha e Francisco Morato e seguiu para o Sul de Minas Gerais.
Ao mesmo tempo, outra tempestade passou pelo sul da Grande São Paulo, atingindo Taboão da Serra, Embu das Artes, Campo Limpo, Vila Sônia e Jardim Ângela. Também choveu de forma moderada em Engenheiro Marsilac, no extremo da zona sul, e entre São Miguel Paulista, Itaquera e Itaim Paulista, na zona leste.
Segundo a Defesa Civil, por volta das 15h essa precipitação da zona sul seguiu para o Vale do Paraíba, onde há previsão de pancadas de forte intensidade nas próximas horas, assim como no litoral norte do estado, onde já está chovendo.
Entre 14h18 e 15h30, a capital paulista esteve sob alerta para alagamentos, emitido pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climática) da Prefeitura de São Paulo. Como a tempestade passou pelo município, as condições melhoraram.
No entanto, ainda segundo o CGE, as próximas horas seguem com tempo instável na cidade e ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas, com baixo potencial para alagamentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 14h às 17h46, houve oito chamados para quedas de árvores na capital, sem vítimas. Não houve chamados para alagamentos.
Em relação à falta de energia, a Enel SP informou que, às 18h, sua área de concessão contava com 55,3 mil imóveis sem luz, sendo 33,6 mil apenas na capital.
Proporcionalmente, Ribeirão Pires foi a mais atingida pelo apagão, tendo 16,04% de suas residências às escuras naquele horário.
A Defesa Civil possui um alerta por mensagem para informar a possibilidade de tempestades. Para isso, basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 e no campo da mensagem colocar o CEP do local desejado.
Acumulado de chuva nas últimas 6 horas no estado de São Paulo
Itu (Centro): 99 mm
Elias Fausto (Centro): 51 mm
Cabreúva (Bananal): 44 mm
Santo André (Parque Andreense): 44 mm
Rio Das Pedras (Centro): 41 mm
Caraguatatuba (Tabatinga): 39 mm
Valinhos (Vila São Sebastião): 38 mm
Tuiuti (Centro): 35 mm
Santa Bárbara D'oeste (Jardim Pantano): 35 mm
Franco Da Rocha (Parque Paulista): 34 mm
Morungaba (Centro): 34 mm
Itupeva (Parque Dos Cafezais): 34 mm
Caieiras (Jardim Vera Tereza): 33 mm
Salesópolis (Ponte Nova): 33 mm
São Sebastião (Juquehy): 32 mm
Sorocaba (Jardim Saira): 32 mm
Jundiaí (Fazenda Grande): 32 mm
Monte Mor (Rod Conego C S Pires): 31 mm
Embu-guaçu (Fazenda Da Ilha): 29 mm
Amparo (Ete): 28 mm
Dados coletados às 17h55, segundo Cemaden e Inmet
ASSUNTOS: Variedades