Compartilhe este texto

Tremor de terra de magnitude 2,5 é sentido em Betim (MG)

Por Folha de São Paulo

22/03/2025 19h45 — em
Variedades


ouça este conteúdo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Um tremor de terra de magnitude 2,5 foi sentido pela população de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (22).

O abalo sísmico ocorreu às 14h35 e foi registrado pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), com análise feita pelo Centro de Sismologia da USP.

Houve relatos de pessoas que sentiram o tremor em diferentes localidades, como bairro PTB, Arquipélago Verde, Filadélfia, Centro, Angola, Espírito Santo, Alterosas, Jardim Teresópolis, Vila Verde, Granja Verde, Jardim Brasília e Vianópolis.

Segundo a Defesa Civil de Betim, apesar dos relatos, não houve chamado ou ocorrência em razão de pessoas feridas ou de prejuízos a quaisquer imóveis. Ainda de acordo com o órgão municipal, a Defesa Civil do Estado foi acionada e informou que também não recebeu nenhum alerta sobre o abalo sísmico.

A população é orientada a manter a calma diante de tremores de baixa magnitude e a seguir as recomendações das autoridades locais.

Apesar do susto, especialistas afirmam que eventos desse tipo são comuns no estado. "Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados", afirma Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR.

"Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre. Apesar do susto, as chances de que esse tremor venha a causar algo mais sério são muito baixas", esclarece Collaço.

A Prefeitura de Betim informou que está, desde o ano passado, em tratativas com a Defesa Civil estadual para a instalação de um sismógrafo na cidade. Como o município ainda não dispõe desse instrumento, está em contato com o Centro de Inteligência do Estado para identificar as causas dessa anormalidade relatada por moradores.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades