Acidentes de trânsito mataram 256 pessoas em Manaus
Do início de janeiro deste ano, até a última sexta-feira deste ano (28), o Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans) registrou a morte de 65 vítimas de acidentes de trânsito. O número representa cerca de 25% do total de 256 pessoas que morreram em acidentes em 2013, segundo o órgão.
Os dados foram apresentados, nesta segunda-feira, 31, pela vereadora Therezinha Ruiz (DEM) durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus. A morte das 15 pessoas no acidente envolvendo uma caçamba e um micro-ônibus foi o tema central da discussão entre os parlamentares.
A parlamentar informa que solicitou os dados do Manaustrans para destacar a necessidade de a Prefeitura de Manaus realizar uma nova campanha contra a violência no trânsito. “Nossa sugestão é que seja feita uma grande mobilização do Manaustrans com o apoio do Detran, em Manaus, como forma de conscientizar os motoristas”, disse.
Therezinha falou ainda sobre a importância de também orientar os pedestres para práticas seguras durante as travessias nas faixas. “Alguns levantam a mão e vão atravessando sem esperar que os carros parem de fato, isso é também um comportamento de risco", afirmou.
Em Manaus, a vereadora afirmou que o Detran-AM tem realizado uma grande campanha de fiscalização da Lei Seca, resultando na aplicação de 2.985 mil multas por embriaguez no último ano. “Com certeza, vidas foram salvas com a intensificação dessa fiscalização, já que o consumo de álcool também é um dos responsáveis pelos graves acidentes”, ressaltou.
ASSUNTOS: 2013, morte no trânsito, Secundário, Manaus, Amazonas