Vice-governador destaca atuação de amazonenses no ‘Glorioso 2013’
O vice-governador do Amazonas, José Melo, destacou o trabalho feito pelos artistas amazonenses na montagem do espetáculo “Glorioso 2013 – Um Desejo de Natal”, apresentado na noite de quarta-feira, 25 de dezembro, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, no Centro, Zona Sul de Manaus. Melo disse que a troca de experiência com profissionais vindos de outros Estados e países também é outro ponto que merece destaque na realização da montagem, que é realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Melo também ressaltou que o evento foi o reflexo do ano positivo do Estado. “Esse espetáculo representa a beleza, a harmonia e as conquistas e investimentos que foram feitas nas diversas áreas, como a saúde e a educação, e é uma mostra que o próximo ano será um ano muito bom”.
De acordo com o secretário de Cultura, Robério Braga, a apresentação, composta por 4.672 artistas e que contou a história do nascimento de Jesus Cristo, além de posicionar o Amazonas no roteiro dos grandes espetáculos de Natal do país, tornou o Estado referência em mão de obra qualificada e em profissionais especializados na realização de grandes eventos.
“O espetáculo está cada vez maior, cada vez melhor. E nós recebemos a orientação do governador Omar Aziz para que possamos aprimorar os nossos profissionais. Estamos trabalhando para uma nova marca na indústria do entretenimento no Brasil, que valoriza a cultura local", disse o secretário.
Segundo Robério Braga, com o espetáculo foram gerados mais de 22 mil empregos diretos e indiretos, assim como mão de obra cultural profissionalizada que também é um trabalho social.
O espetáculo gratuito foi montado no entorno do Teatro Amazonas, sendo a estrutura espalhada em três mil metros quadrados, incluindo acessos e passarelas. Foram disponibilizadas 30 mil cadeiras e mais 10 mil lugares em arquibancadas montadas especialmente para o evento. O restante do público pode acompanhar a montagem em mais 26 telões que estarão no local.
Homenagem – Apesar de contar a história do nascimento de Cristo, o espetáculo foi elaborado de maneira bem diferente do ano passado. Dividido em três atos, o enredo girou em torno de Bonates, o apaixonado guardião do Teatro Amazonas, que reúne um grupo de cinco jovens para mostrar o verdadeiro significado do Natal. O nome do guardião foi uma homenagem a uma personagem real: um funcionário do Teatro Amazonas, Jorge Bonates, já falecido.
Nesse contexto, os jovens – Thiago, Mariana, Juliana, Diego e Ceci – são, na verdade, estudantes contemporâneos que estão visitando o teatro, na época natalina, mas todos com um sentimento muito comercial do que seja a data do nascimento de Jesus.
ASSUNTOS: 2013, Amazonas, Glorioso, José Melo, largo, NATAL, são sebastião, vice-governador, Manaus, Amazonas