Amazonas Rural deslancha e alavanca setor primário em 2014, diz deputado
O Amazonas Rural, programa que visa promover o setor primário local, dará os primeiros passos em 2014 e marcará a entrada do segmento local no agronegócio brasileiro. A projeção foi feita pelo deputado estadual Orlando Cidade (PTN), nesta quinta-feira, 19, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com o parlamentar, o programa criado pelo governador Omar Aziz é um impulsionador para o setor, que, segundo ele, deverá tornar o Amazonas autossuficiente na produção de alimentos. “Neste ano começamos a ‘engatinhar’ no que diz respeito ao fortalecimento das atividades ligadas ao segmento. O governador Omar criou uma série de leis para incentivar atividades como o extrativismo, piscicultura, entre outras que se fortalecerão ao longo dos próximos anos”, disse. “Com isso, o Estado passará de importador a produtor de alimentos”, assegurou.
Entre as leis do programa citadas por Cidade, durante pronunciamento, estiveram a Lei do Fundo de Aval, que na opinião dele terá “peso” no desenvolvimento do setor primário local no próximo ano. “Ela (a lei) tem como principal objetivo incentivar a produção agrícola amazonense, o que é de grande valia para promover atividades como fruticultura e até mesmo para agricultura”, relatou.
O deputado frisou também que os primeiros passos previstos para ocorrer em 2014, acontecerão naturalmente, pois ao longo deste ano o governo do Amazonas reforçou a compromisso com o setor primário e o trabalhador rural amazonense.
BR-319 precisa voltar a ser trafegável
Além das projeções otimistas em relação ao setor primário local, Cidade também fez observações com relação à atuação do governo federal no Amazonas. “O governo estadual tem feito a sua parte, mas o governo federal precisa fazer a sua. A BR-319 precisa voltar a ser trafegável, pois estamos isolados do restante do país. Isso nos impede de avançarmos ainda mais”, observou.
ASSUNTOS: 2014, Aleam, expectativa, Orlando Cidade, Política, setor primário, Amazonas