Sesc e Senac fazem balanço de ações realizadas em 2015
Em 2016, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sesc (Serviço Social da Industrial) fazem 70 anos com constantes investimentos em educação, saúde, lazer, turismo, cultura, recreação e assistência em todo Brasil.
No dia 10 de janeiro, o Senac completa 70 anos, cumprindo sua missão de inclusão social com programas que promovem o desenvolvimento da sociedade e principalmente aumentando o nível da empregabilidade da população menos favorecida e aperfeiçoando o exercício profissional.
Abaixo, os números da instituição em 2015 no Amazonas:
60.712 amazonenses foram atendidos em atividades de Educação Profissional e Ações Extensivas no estado, representando 115% da meta prevista;
3.405 alunos beneficiados através de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em parceria com o governo federal.
10.966 alunos atendidos através do PSG (Programa Senac de Gratuidade). Com o programa, o Senac tem o compromisso de oferecer ao público de baixa renda oportunidade para a melhoria da condição de emprego e renda por meio da educação profissional. O PSG também visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica.
552 alunos dos municípios de Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé e Coari foram encaminhados ao mercado de trabalho por meio do Banco de Oportunidades.
1.040 atendimentos nas unidades móveis “Carreta e Balsa-Escola”, em parceria com as prefeituras de Manaus, Iranduba, Urucará e Maués. Em 2016, os rios amazonenses receberão a segunda unidade da Balsa-Escola, equipada com laboratórios dotados de tecnologia de última geração.
18.458 pessoas atendidas em atividades de Responsabilidade Social.
13.293 atendimentos às comunidades em Ações de Cidadania.
Início do Programa Jovens Talentos: Serviços e Sabores beneficiando alunos da Rede Pública de ensino.
Programa Senac de Segurança Alimentar realizou 66 consultorias de Implantação e Revalidação de Boas Práticas para empresas do segmento de Alimentos e Bebidas.
Em setembro, foi inaugurada a área ampliada do CFP, Centro de Formação Profissional, Matheus Penna Ribeiro, na cidade de Parintins. A unidade passou a ter mais dois prédios, totalizando uma área de 2.142 m², a anterior era de 871 m². A capacidade anual de atendimento passou a ser de seis mil alunos em cursos profissionalizantes, nível técnico, formação inicial e continuada e polo presencial de pós-graduação dos cursos de EAD, ensino a distância, do Senac. A unidade Parintins também atende a alunos de municípios adjacentes como Maués, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista dos Ramos e Urucará.
A partir de janeiro de 2016, a Faculdade Tecnológica Senac, em Manaus, localizada no centro da cidade e a primeira da região norte, já estará credenciada a emitir diplomas universitários. O Senac está ampliando, com um projeto praticamente pronto, uma nova unidade da Fatese, a Faculdade de Tecnológica do Senac, localizada no bairro Cidade Nova, que concentra uma população de aproximadamente 500.000 habitantes.
Em Manaus, além da Fatese, o Senac dispõe de um moderno Centro de Informática, um Centro de Turismo e Hospitalidade e outras duas unidades que possuem um vasto portfólio de cursos nos segmentos de informática, comunicação, beleza, moda, gastronomia, gestão, comércio, segurança e saúde. Com a infraestrutura citada, o Senac investe no interior do estado do Amazonas, propiciando instrução de qualidade a um número cada vez maior de Amazonenses. Atualmente, o Senac possui no interior unidades nas cidades de Tefé, Itacoatiara, Parintins, Coari e Manacapuru.
No dia 13 de setembro, é a vez do Sesc comemorar 70 anos de atuação, visando o bem-estar social nas áreas de assistência, saúde, cultura, educação, esporte e lazer distribuídos por 11 unidades no Amazonas. As realizações do Sesc em 2015 foram:
Até novembro, o programa Mesa Brasil distribuiu 3.492 toneladas de alimentos, ultrapassando em 98,40% da meta prevista. Com isso atendeu 150 instituições sociais, em Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba e Itacoatiara. Auxiliando aproximadamente 60.000 pessoas.
Através do TSI, Trabalho Social com Idosos, atendeu 771 idosos inscritos e participantes do programa, que visa contribuir para que o processo de envelhecimento ocorra em condições dignas, estimulando o idoso a fazer uma leitura do mundo atual a partir de suas próprias ideias e perspectivas, sem perder de vista experiências, memórias e trajetórias pessoais.
Até novembro, foram realizadas duas edições da Caravana Sesc, que atenderam 3.860 pessoas nos bairros Mauazinho e Jorge Teixeira. Na ação, foram oferecidos serviços e atividades como emissão de carteiras de identidade, de trabalho, cadastro e encaminhamento para emprego, consultas médicas, distribuição de remédios, aferição de pressão e glicose, orientação de saúde bucal e aplicação de flúor, mediação de leitura, orientação e avaliação nutricional, corte de cabelo e atividades recreativas.
A unidade móvel OdontoSesc realizou em Maués, em parceria com a prefeitura do município, o atendimento gratuito a 1.254 pessoas, com 602 tratamentos odontológicos concluídos.
Nos restaurantes do Sesc, foram fornecidas 310.279 refeições, sendo 75% para comerciários.
Lançada, em dezembro, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher tem como objetivo realizar exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia e preventivos.
Na área cultural, o Sesc desenvolveu projetos gratuitos como: Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Amazônia das Artes, Canção da Mata, Bibliosesc e a Feira de Livros, que neste ano, em sua 30ª edição, reuniu aproximadamente 55.000 pessoas no Centro de Convenções Vasco Vasques, em quatro dias de evento.
Na área de Esportes e Lazer, o Sesc promoveu a Meia Maratona Sesc de Revezamento, que contou com 903 participantes em sua 4ª edição. O Ciclo Sesc realizado em julho, reuniu 1.500 ciclistas que percorreram o centro da capital. Em julho, na Ponta Negra, mais de 400 triatletas participaram da primeira etapa Manaus do Circuito Nacional de Triathlon.
Para 2016, o Serviço Social do Comércio, está investindo na construção do mais moderno Centro Cultural da cidade. O projeto inclui a construção de dois teatros, o primeiro, de grandes proporções, com capacidade para 252 pessoas e equipamentos de última geração e a promessa de ter um padrão de conforto baseado nos melhores teatros do mundo.
No mesmo ano, o Sesc inaugurará, em Manacapuru, um hotel que visa o lazer e recreação dos Manauaras e amazonenses de outros municípios. Com acomodações dentro dos padrões internacionais, o Hotel Sesc vai proporcionar aos hóspedes o contato com a biodiversidade amazônica.
Assim é o Sesc e o Senac, realizando um esforço contínuo para gerar oportunidades e qualidade de vida para os amazonenses.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: 2015, 70 anos, ação social, Amazonas, comércio, Manaus, senac, sesc, Amazonas