Preso rapaz que deu seis tiros em mototaxista em assalto no São José
Manaus/AM - A equipe de investigação do 25° Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Cícero Túlio, prendeu na manhã de terça-feira, dia 16, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, Alexandre Matos Rodrigues, 20, membro de uma quadrilha que adulterava identificação de motocicletas e procurado por envolvimento em tentativa de latrocínio ocorrida no dia 7 de janeiro deste ano.
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, dia 17, no prédio da Delegacia Geral, o delegado Cícero Túlio informou que Alexandre estava sendo investigado por integrar uma organização criminosa que praticava roubos de motos e adulterava a documentação desses veículos automotores de duas rodas. “Ele era responsável por realizar os roubos das motos. Em seguida entregava os veículos aos outros comparsas da quadrilha, que faziam a adulteração”, explicou.
Cícero Túlio disse, ainda, que as investigações em torno do caso foram iniciadas no final de 2015, após Alexandre ser preso por conduzir uma motocicleta com documentação adulterada. Na época o infrator acabou liberado pelo juiz que conduziu a audiência de custódia. Diante do ocorrido, a equipe policial passou a monitorar o rapaz para tentar chegar aos outros membros da organização criminosa.
A autoridade policial relatou que no dia 7 de janeiro deste ano, Alexandre teria praticado mais um roubo. Dessa vez, a vítima foi o mototaxista Júlio César Cruz de Freitas, 31. “Na ocasião, o infrator teria acionado a vítima para fazer uma corrida de moto até a Rua Seis da segunda etapa do bairro São José. Ao chegarem ao destino, Alexandre anunciou o roubo e disparou seis tiros de arma de fogo no mototaxista, fugindo em seguida, levando a moto”, declarou o delegado titular do 25º DIP.
Conforme a equipe policial, Júlio César foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste, onde permaneceu internado durante vinte dias. Ele teve o tórax e o crânio atingidos e foi submetido a cirurgias para reconstituição dos ossos de um dos braços.
O delegado Cícero Túlio afirmou no momento da coletiva de imprensa que ao longo de diligência realizada no dia 5 de fevereiro deste ano a moto de Júlio César foi encontrada em frente à casa onde Alexandre morava, na Rua Presidente Figueiredo, bairro Zumbi dos Palmares. De acordo com o policial civil, o veículo estava com a placa, documento e chassi adulterados. “Após acharmos a motocicleta entramos em contato com Júlio César, que reconheceu Alexandre, por meio de fotografias, como sendo o autor da tentativa de latrocínio. Por conta disso representei o pedido de prisão preventiva em nome dele”, esclareceu Cícero Túlio.
O mandado de prisão em nome de Alexandre foi expedido no dia 6 de fevereiro deste ano, pela juíza da Central de Plantão Criminal, Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro. “Na delegacia, Alexandre alegou que comprou a moto em um site de vendas. No entanto, após o depoimento da vítima, fica claro que ele é o autor dos disparos”, argumentou a autoridade policial.
Alexandre foi indiciado por tentativa de latrocínio, receptação, adulteração de sinal de identificador de veículo e uso de documentação falsa. Após os procedimentos legais, o jovem será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá permanecer à disposição da Justiça.
Veja também
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: 25º DIP, adulteração de veículo, Manaus, quadrilha, Policial