Ministério da Saúde seleciona três hospitais do Amazonas para reduzir superlotação
Manaus/AM - O Amazonas teve três hospitais da rede estadual de saúde selecionados para participar de projeto nacional cujo objetivo é reduzir a superlotação e o tempo de espera em unidades de emergência. O projeto “Lean nas Emergências” é realizado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde. Os nomes de 40 unidades selecionadas para participar do treinamento foram divulgados nesta semana.
No Amazonas, foram selecionados o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.
Entre os resultados conquistados por meio do projeto nas outras unidades que já aplicam a sua metodologia estão a diminuição do tempo de espera no atendimento na emergência e agilidade na busca de leito.
A implantação das medidas propostas pela iniciativa também aumenta a rotatividade de leitos, o engajamento da equipe, a gestão e o reabastecimento de medicamentos.
Projeto
Segundo o Sírio-Libanês, Lean é uma filosofia de gestão voltada à melhoria de processos com base em tempo e valor e foi desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. O piloto do projeto foi realizado em 2017, em seis instituições públicas de saúde.
Objetivos do Lean
Redução de superlotação nas unidades de emergência por meio de sistema de gestão que padroniza processos internos; redução do tempo de permanência; maior efetividade e produtividade.
Veja também
ASSUNTOS: 28 de Agosto, governo do amazonas, João Lúcio, Manaus, ministério da saúde, Platão Araújo, sus, Amazonas