POLÊMICA: "Fome" justifica furto no AM
Lábrea/AM - Os policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), em Lábrea, distante 610 km de Manaus, estão abalados com a repercussão negativa que o pelotão sofreu após a divulgação de uma ocorrência onde crianças de 7 a 10 anos foram apreendidas após furto a uma residência. A justificativa é que os meninos teriam furtado a residência em busca de alimentos e como não encontraram subtraíram pertences para vendê-los.
A história rendeu pano para manga aos militares, pois muitos consideraram “desnecessário" a publicação da imagem dos menores (mesmo de costas) nos principais jornais amazonenses. Fala-se até em punição aos policiais que registraram a foto polêmica.
Após o crime
O fato é que poucos sabem, mas esses mesmos menores infratores receberam o amparo dos próprios policiais militares da 4ª CIPM. Segundo o comandante do grupamento, tenente Laurênio Silva, as crianças foram matriculadas no projeto “Pelotão Mirim” e também no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O “Pelotão Mirim” é um programa educativo da 4ª CIPM que visa retirar da criminalidade menores infratores e também inibir que outros entrem no mundo do crime. O projeto é aplicado com o consentimento de familiares dos jovens, que recebem orientações sobre o meio ambiente e realizam atividades físicas em diversas modalidades (natação, futsal, entre outros esportes).
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: 4ª CIPM, furto, Lábrea, Pelotão Mirim, Proerd, Policial