Compartilhe este texto

Enem pode ser suspenso em 2021 e universidades podem fechar por falta de dinheiro, diz Weintraub

Por Portal Do Holanda

05/06/2020 18h05 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, enviou um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmando que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 pode ser suspenso por falta de recursos, além de dizer que há riscos de campi serem fechados, cursos e até instituições inteiras por falta de dinheiro. 

Segundo o O Globo, o documento que faz parte das discussões internas do governo sobre a Lei Orçamentária de 2021, diz: “Ressalta-se que, dentre os programas que correm risco de não serem continuados, encontra-se o consagrado Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e soma-se a esse prejuízo o fechamento de cursos, campi e possivelmente instituições inteiras, comprometendo a educação superior e a educação profissional e tecnológica – EPT, mantidos com a política de Custeio de Universidades e Institutos”. 

O Ministério da Economia disponibilizou ao MEC até o momento R$ 18,7 bilhões para 2021. O MEC pede mais R$ 6,9 bilhões. Segundo Weintraub, caso o valor não seja disponibilizado  “poderá prejudicar seriamente” diversas políticas públicas, dentre elas, as ligadas à educação básica. 

 “O atual montante de recursos consignados no referencial monetário para 2021 poderá prejudicar seriamente diversas políticas públicas, entre elas, as ligadas à educação básica, além de afetar gravemente com possibilidade de interrupção de políticas voltadas para educação superior e exames”, escreveu o ministro. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Abraham Weintraub, Enem, enem 2020, enem 2021, enem cancelado, enem data, enem suspenso, mec, Ministério da Economia, ministério da educação, paulo guedes, Weintraub, Brasil

+ Brasil