Governo lança campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Manaus/AM- A partir desta segunda-feira, 15 de maio, os 62 municípios do Estado participam da Campanha Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o tema “Todos no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Disque 100”, lançada pelo governo do Amazonas e que segue até o próximo dia 18 deste mês, considerado o dia “D” da campanha.
A campanha é coordenada pela da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e tem o apoio do Fundo de Promoção Social (FPS), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), além do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Durante o lançamento, a presidente do FPS, Socorro Siqueira, lembrou que além da campanha, o Governo do Estado possui uma série de mecanismos de apoio para entidades com iniciativas sociais. De acordo com ela, há um edital, no valor de R$ 5 milhões, está com as inscrições abertas para as instituições que atendem pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de risco, idosos e entidades que desenvolvem trabalhos de saúde.
Casos de violência podem ser denunciados pelo disque 100, através da Polícia no 190, pessoalmente nos Distritos Policiais ou até mesmo no Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos pelo 92 3131-2301. Em todos os canais é garantida a gratuidade e o sigilo dos dados do cidadão denunciante.
Dia “D”
No dia 18 de Maio acontece um ato público-cultural das 15h às 19h na Praça do Congresso para sensibilizar a sociedade sobre exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Além de apresentações artísticas vão ser entregues panfletos e outros materiais informativos sobre o tema.
Estatística
De janeiro a abril desse ano foram registrados em Manaus, 234 casos de violência sexual, sendo 22 do gênero masculino e 212 do feminino, de acordo com dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No mesmo período de 2016, os números apontam 277 casos. Um decréscimo de 16%. A maioria na zona Norte da cidade (69), seguido da zona Leste (63).
ASSUNTOS: Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Campanha, Amazonas