Compartilhe este texto

Após casos de chagas, Adaf estuda estratégias para reduzir os riscos de contaminação do açaí

Por Portal Do Holanda

10/02/2018 10h17 — em
Amazonas


Foto: Pixabay

Manaus/AM -  A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), está estudando estratégias para reduzir os riscos de contaminação no processamento do açaí no Amazonas. 

As estratégias foram debatidas junto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam) e Superintendência Federal de Agricultura.

“O foco é orientar os técnicos para que eles posam repassar informações aos produtores e batedores de açaí, para que os riscos de contaminação possam ser reduzidos, em particular a doença de Chagas acometido pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz.

Ainda segundo Sergio Muniz, inicialmente este trabalho será executado nos municípios que mais produzem o açaí, como Codajás, Canutama, Humaitá, Tefé, Manacapuru, Anori, Coari e Lábrea.

A medida orientativa será executada após comprovação, por meio de análises laboratoriais, da presença do parasita Trypanossoma cruzi, na amostra de açaí consumida pela família que contraiu Doença de Chagas, no município de Lábrea.

De acordo com as análises laboratoriais essa é a primeira vez que é comprovada cientificamente a presença do parasita no alimento. Antes, a comprovação era feita apenas por suposições.

O material da ação de educação sanitária será para orientar a todos desde a recepção e armazenagem dos frutos, inspeção visual, primeira lavagem, segunda lavagem/sanitização, terceira lavagem ou enxague, o branqueamento, amolecimento, resfriamento dos frutos e despolpamento.

Esse entendimento de todos os órgãos é uma recomendação do governador Amazonino Mendes e o secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido dos Santos, para que todas as entidades se completem e integrem fechando toda a cadeia produtiva do produtor ao consumidor.

Fonte: Adaf


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acaí doença de chagas, chagas, Amazonas

+ Amazonas