Escola ribeirinha realiza 1ª ação ambiental no Amazonas
Passeata, confecção de brinquedos com material reciclado e cartazes sobre a preservação do Meio Ambiente foram algumas das ações realizadas na manhã desta quarta-feira, 14, pelos alunos da Escola Municipal São José, localizada na Comunidade do Livramento, zona Rural Ribeirinha, a 6 quilômetros de Manaus.
A ação, em parceria com agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Unidade Básica que atende a comunidade, envolveu aproximadamente 170 alunos matriculados na escola e que trabalharam o tema “Violência Contra o Meio Ambiente e o Idoso”. A atividade contou ainda com a participação de pais e comunidade escolar na coleta de garrafas pets para que fossem produzidos os brinquedos, sob a orientação dos professores.
O objetivo da ação foi despertar na comunidade escolar um sentido de admiração e respeito pela natureza para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, visando à proteção e preservação do mesmo, por meio da educação.
A professora Edna Ligia Rodrigues, que trabalha com turmas de Educação Infantil e de Jovens e Adultos (EJA) afirmou que os alunos ficaram tão envolvidos na ação que não se vê mais garrafas e latinhas jogadas nas ruas da comunidade.
Os alunos ainda participaram de uma gincana cultural, onde foram recolhidas cerca de 800 garrafas descartáveis e assistiram a filmes sobre os temas trabalhados durante a atividade. Também foi feita a escolha do melhor cartaz com desenhos, poemas e paródias.
Segundo a gestora da escola, Maria do Céu Brasil, o envolvimento dos alunos nesta ação é importante para que eles valorizem o ambiente em que vivem.
ASSUNTOS: ação ambiental, escola ribeirinha, Amazonas