Frente para criação do pólo tecnológico de Manaus recebe apoio da UEA
Na manhã desta sexta-feira, dia 31, os membros da Frente Parlamentar para Criação do Pólo Tecnológico de Manaus, representada pelos vereadores Ewerton Wanderley (PHS), Alonso Oliveira (Podemos) e Gedeão Amorim (MDB), visitaram a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde foram recebidos pelo reitor, Cleinaldo Costa, que formalizou o apoio e adesão da UEA ao projeto de transformar Manaus em um ambiente atrativo para a instalação de atividades da Indústria 4.0 como indústria de softwares “start-ups”, aceleradoras e incubadoras de empresas tecnológicas.
“A UEA é um instituição que possui o DNA da inovação e do empreendedorismo, e recebemos com muita empolgação o projeto da Frente Parlamentar. Com certeza iremos somar na discussão de ideias e propostas, apontando caminhos, segundo a nossa expertise da área, para transformar Manaus em um ambiente propício para a indústria da tecnologia e inovação” afirma o reitor.
A UEA é a segunda instituição de ensino superior a aderir à frente parlamentar, pois na última quarta-feira, dia 29, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou apoio e adesão ao projeto.
Para o vereador Ewerton Wanderley, autor do projeto, “A proposta é agregar um grupo de instituições dos diversos segmentos que coadunem com esse objetivo de transformar Manaus em um centro de tecnologia e inovação, que surge como mais uma alternativa ao modelo Zona Franca”.
Participaram do encontro o pró-reitor de Administração, Orlen Pinheiro Lima, a pró- reitora de Planejamento, Maria Olívia Simão e a diretora da Agência de Inovação (Agin/UEA), Kátia Meirielle, que apresentou aos parlamentares os projetos e trabalhos que a Agin vem desenvolvendo no campo da tecnologia e inovação.
ASSUNTOS: aceleradoras, empresas tecnológicas, incubadoras, indústria de software, start-ups, zona franca, Amazonas