Pessoas com deficiência terão acessibilidade para assistir a passagem da Tocha Olímpica em Manaus
No domingo, 19, o serviço Transporta, da Prefeitura de Manaus, estará disponível para pessoas com deficiência que quiserem assistir a festa de celebração da passagem da Tocha Olímpica, no Anfiteatro da Ponta Negra. A saída está prevista para 16h, na sede da Prefeitura, na Compensa, Zona Oeste. Na Ponta Negra haverá uma área reservada com capacidade para até 30 pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
As pessoas interessadas em utilizar o serviço poderão se dirigir até a avenida Brasil e utilizar o estacionamento da Prefeitura de Manaus, para deixar seu veículo e seguir para o Complexo da Ponta Negra no Transporta. Três ônibus foram disponibilizados para ação que é uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Secretaria de Estado dos Direitos de Pessoas com Deficiência (Seped). O horário previsto para o retorno é até as 21h30.
A área reservada na parte superior do Anfiteatro da Ponta Negra será exclusiva para as pessoas com deficiência (visual e surdo) e com mobilidade reduzida. Estes contarão com o aparelho de audiodescrição, recurso que consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações compreendidas visualmente. Pessoas com deficiência auditiva também terão o serviço de tradução em libras.
Celebração
Após percorrer 39 quilômetros pelas ruas de Manaus, a passagem da Tocha Olímpica tem seu ápice no Anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste. No complexo ocorrerá a “Celebração da Cidade” com shows musicais e o acendimento da Pira Olímpica, que permanecerá com a chama diante do público por meia hora.
A festa inicia às 15h30 com apresentação de DJ, que também comandará o som nos intervalos das atrações. Às 16h sobe ao palco do Anfiteatro a banda The Stone Ramos, levando o psyco brega, techno brega, rock, pop, ostentação e muita irreverência para a celebração. O cantor Márcio Cigano, assume o comando da festa às 17h20, com muita música sertaneja.
Às 18h30 o sertanejo abre espaço para a entrada dos bumbás, que farão sua primeira apresentação. Por volta das 19h17, os shows dão uma pausa para receber a Tocha Olímpica que será levada ao palco do Anfiteatro pelo último condutor, que acenderá a Pira Olímpica. Após esse momento, os bois voltam para continuar a festa.
Às 21h, a banda de forró Rabo de Vaca faz sua apresentação encerrando os shows da “Celebração da Cidade”. O encerramento do evento será às 23h.
ASSUNTOS: acessibilidade, Amazonas, Olimipiadas, tocha olímpica, Amazonas