Detran Amazonas suspende exames e muda rotina para evitar coronavírus
Manaus/AM - O grande fluxo de pessoas nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), cerca de 5 mil por dia, levou o órgão a adotar normas para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus (covid-19) com mudanças no atendimento ao público a partir desta quarta-feira (18/03).
As mudanças estão em uma portaria publicada pelo diretor-presidente Rodrigo de Sá Barbosa, que já está em vigor e altera o atendimento tanto em Manaus quanto no interior do Estado para evitar a circulação do Covid-19 no estado do Amazonas.
Exames suspensos
Os agendamentos para atendimento presenciais relativos aos serviços de habilitação e de veículos sofrerão ampliação no intervalo entre as vagas. Atualmente, entre um atendimento e outro, há um intervalo de mais ou menos seis minutos. Agora ele será de aproximadamente 15 minutos, para reduzir o fluxo de pessoas.
Também foram suspensos, por 30 dias, todos os calendários de exames teóricos na capital e no interior do estado, além de todos os cursos e treinamento realizados pelo Detran-AM. Em relação aos exames práticos de direção veicular, a suspensão será apenas para o interior do estado, em virtude da proibição de deslocamento das bancas examinadoras.
Ainda na capital, os exames práticos de direção deverão ter o volume de atendimento reduzido em 50% a partir de 5 de abril.
Outra alteração é referente ao prazo para a realização de exames médicos e psicológicos. A partir de hoje, ele será de 60 dias a contar da data da guia de pagamento relativa ao exame.
Nesse período, o acesso de pessoas tanto à sede do Departamento quanto aos Postos de Atendimento dos shoppings Via Norte, Cidade Leste e Ponta Negra ficará restrito apenas aos usuários que solicitaram o serviço. Acompanhantes só serão permitidos em caso de necessidade de locomoção.
Veja também
ASSUNTOS: acesso de pessoas, agendamentos, atendimento presenciais, COVID-19, Detran-Am, exames de direção, exames teóricos, Amazonas, Coronavírus