Compartilhe este texto

Manaustrans encerra ciclo de palestras para envolvidos em crimes de trânsito

Por Portal Do Holanda

12/12/2015 10h42 — em
Amazonas



Oitenta cumpridores de penas alternativas por crimes de trânsito assistiram, nesta sexta-feira, 11, à palestra sobre comportamento do condutor, ministrada por um educador do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A apresentação encerrou o ciclo de atividades deste ano previsto no Termo de Cooperação Técnica assinado em março entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

O termo determina que além de ouvir as orientações do educador, os cumpridores de penas alternativas também devem prestar serviços comunitários determinados pela Vemepa. Durante o ano de 2015 o Manaustrans ministrou palestras para nove turmas de apenados que totalizaram 357 participantes. Em 2016 novas turmas serão encaminhadas para as palestras de acordo com o cronograma do Tribunal de Justiça. O projeto de educação para o trânsito, coordenado pelo Manaustrans,  tem o objetivo de sensibilizar o condutor a refletir sobre as situações que os levaram a cometer crimes de trânsito. Durante a palestra os participantes pediram mais esclarecimentos sobre dirigir em velocidade, conduzir alcoolizado, sem habilitação e envolvimento em acidentes com vítimas.  

“Sei que o trânsito significa convivência social. Estamos aqui para aprender mais e refletir sobre os nossos atos”, disse um dos participantes. O palestrante do Manaustrans, educador Francisco Rodrigues, reforçou as informações do Programa de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Manaus. “Nossa meta é salvar vidas no trânsito. Esse encontro representa uma oportunidade para que os condutores imprudentes pensem sobre suas atitudes e passem a colaborar para um trânsito mais seguro”, enfatizou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acidente, Amazonas, apenado, crime de trânsito, Manaus, morte, palestra, pena, Amazonas

+ Amazonas