Compartilhe este texto

Para evitar acidentes, iluminação a LED é implantada nas faixas de pedestres em Manaus

Por Portal Do Holanda

05/08/2018 17h17 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM -  Com a proposta de garantir mais segurança aos pedestres durante a travessia, a Prefeitura de Manaus desenvolveu um projeto-piloto para travessia de pedestres com iluminação a LED. A primeira experiência já foi implantada na avenida Torquato Tapajós, em frente à comunidade Parque São Pedro, zona Norte de Manaus. A próxima via a receber a ação será a Cosme Ferreira, no Coroado, zona Leste, em frente ao estádio Carlos Zamith. O projeto deve ser implantando nas principais vias da cidade com maior fluxo de carros e pedrestres

Segundo a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, a faixa de pedestre iluminada permitirá maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento correto da travessia, evidenciando a presença dos mesmos aos motoristas durante a passagem. 

“Vai chamar a atenção do motorista, permitindo que ele veja o pedestre durante a travessia. A iluminação na faixa vai garantir, ainda, maior claridade da pista, principalmente, no período noturno, onde a visibilidade do condutor fica comprometida”, garante.

Projeto vai evitar acidentes

De acordo com dados da Diretoria de Engenharia do Manaustrans, na avenida Torquato Tapajós, por exemplo, nos últimos três anos, ocorreram 30 acidentes com vítimas fatais. Desses, cinco foram atropelamentos. A maior parte desses acidentes ocorreu entre às 18h e 0h. 

O diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, reforça que a instalação da faixa de pedestres iluminada é mais uma ação para reduzir os números de acidentes de trânsito e atropelamentos em Manaus, uma vez que as estatísticas comprovam que a maior parte desse tipo de acidente ocorre no período noturno. 

“Essa é a primeira de uma sequência de faixas com iluminação reforçada. A inciativa vai oferecer mais visibilidade para pedestres e motoristas, no momento da travessia. Dessa forma, seguimos a meta da Prefeitura de Manaus que é salvar vidas no trânsito”, comenta Franklin.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: acidente, faixa de pedestres, Manaus, Amazonas

+ Amazonas