Compartilhe este texto

Em Manaus, primeiras ações do SOS Enchente são realizadas nesta segunda-feira

Por Portal Do Holanda

17/04/2017 15h40 — em
Amazonas



Manaus/AM- De volta a Manaus depois de passar por um período de 30 dias de licença para tratamento de um câncer, o prefeito Arthur Virgílio Neto assumiu, nesta segunda-feira, 17/4, a linha de frente das ações de prevenção à cheia 2017, com a Operação SOS Enchente. O trabalho visa identificar as famílias que moram nos bairros da orla da cidade e que deverão ser afetadas pela subida das águas este ano.

A ação começou pela rua Ana Nogueira, beco São João, no bairro de Educandos, zona Sul, onde cerca de 760 famílias da área começaram a ser identificadas. O levantamento será realizado em outros bairros da cidade e em outras zonas, estimando-se que em toda a cidade 3.500 famílias sejam inseridas na operação para auxílio da prefeitura, totalizando 15 mil pessoas.

A operação leva serviços socioassistenciais que visam o apoio e proteção à população atingida pela enchente, com a oferta de atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas. 

Além das problemáticas causadas pela cheia em Manaus, o prefeito alertou que irá se reunir com o vice Marcos Rotta para ver que outras ações emergenciais Manaus precisa receber.

Monitoramento

Desde o começo do ano, a Defesa Civil de Manaus já vem realizando o monitoramento das possíveis áreas de alagação devido ao fenômeno da cheia. Em seu plano de ação, além do cadastro das famílias afetadas em conjunto com a Semmasdh, também estão programadas construções de pontes, que terão início na terça-feira, 18/4, na rua Ambrósio Aires, beco Bragança, no bairro São Jorge, na zona Oeste.

A prefeitura ainda irá realizar os serviços de limpeza e descontaminação que serão realizados em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Pública (Semulsp), Guarda Municipal e demais secretarias envolvidas na operação cheia 2017. 

De acordo com o relatório do Departamento de Operações, 15 bairros de todas as zonas da capital serão afetados pela cheia: Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara, além de 13 comunidades das zonas Rural e Ribeirinha.

Conforme dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a cheia deste ano está prevista para variar entre 29,25 metros e 29,95 metros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ações, Manaus, SOS Enchente, Amazonas

+ Amazonas