Empresas assinam acordo e reduzem peso de sacos de cimento para 25 kg
Manaus/AM - O Ministério Público do Trabalho (MPT) assinou, nesta segunda-feira (18), um Termo de Compromisso com 33 empresas cimenteiras para reduzir o peso dos sacos de cimento produzidos e comercializados no país.
Pelo acordo, as empresas se comprometem a reduzir para 25 kg as embalagens de cimento. Hoje, a indústria trabalha com sacos de 50 kg. O prazo para os fabricantes se adequarem a nova regra é até 31/12/2028. A partir dessa data, as embalagens mais pesadas somente poderão ser produzidas para exportação. As empresas também se comprometeram a suspender a comercialização de sacos de cimento com peso acima dos 25 kg, a partir de 1/1/2029, mesmo que ainda exista material em estoque. O acordo vem sendo negociado pelo MPT com empresários do setor, há quatro anos, com o objetivo de aproximar a indústria brasileira das normas constitucionais e internacionais referentes a proteção da saúde do trabalhador.
A Constituição da República estabelece que que é direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho. A CLT, no entanto, permite um limite máximo de 60 kg para o peso que um trabalhador pode levantar individualmente. Para o MPT este parâmetro está defasado, principalmente em relação à Constituição e as normas e valores de referência internacionais.
ASSUNTOS: acordo, cimento, MPT, Brasil