Nove morcegos vampiros são capturados em Manaus
Manaus/AM - A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) vem trabalhando, dentro das diretrizes do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros no controle de morcegos hematófagos (morcegos vampiros), na zona rural de Manaus, especificamente na comunidade Novo Jerusalém.
De acordo com o coordenador do programa Arthêmio Coelho, durante a ação, a equipe realizou atividades relacionadas a medidas de vigilância e prevenção e controle da raiva em nove propriedades rurais, na distância de um raio de 25 quilômetros da ocorrência de ataque de morcegos hematófagos na comunidade de Novo Jerusalém, em janeiro.
Nove morcegos hematófagos foram capturados, sendo que seis foram tratados com pasta vampiricida e soltos para fazer o controle populacional da colônia de origem. Já em três morcegos foi realizada a coleta de materiais para análise laboratorial, com o intuito de verificar circulação viral da raiva.
Educação sanitária
Na comunidade, a equipe desenvolveu um trabalho de educação sanitária direcionada aos produtores rurais e aos alunos da comunidade sobre a prevenção da raiva em herbívoros e reforçou para que a população de modo geral, caso identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, notifique a Adaf.
ASSUNTOS: Adaf, Manaus, morcegos vampiros, Amazonas