Hidrovia do Purus e porto em Boca do Acre reivindicados por deputado
Audiência pública para discutir a viabilidade da construção da hidrovia do Purus e um porto em Boca do Acre, foi solicitada pelo deputado estadual Adjuto Afonso (PP) nesta semana na Assembleia Legislativa do Amazonas. Para o evento, foi convocada a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, e deverá ocorrer neste mês de maio com data ainda a ser confirmada.
O parlamentar apresentou uma indicação em conjunto com o deputado acreano Eduardo Farias (PCdoB) à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério dos Transportes, sugerindo a implantação das mesmas, além da construção de um porto em Sena Madureira (AC).
Adjuto informou que o Amazonas conta, hoje, apenas com a hidrovia do Madeira e fica prejudicado com a cheia do rio e seus afluentes, uma vez que isola estradas e compromete o trânsito de mercadorias e o escoamento dos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e da agroindústria.
“A hidrovia do Purus beneficiará as duas unidades federativas, principalmente, o Amazonas, que precisa de mais uma alternativa fluvial devidamente sinalizada e balizada. E com essa hidrovia haverá um maior desenvolvimento do Estado, principalmente, para região do Purus. Por isso, solicitei esta audiência pública para discutirmos a viabilidade deste projeto e políticas públicas voltadas à melhoria da infraestrutura das hidrovias, rodovias e portos do Amazonas”, destacou o parlamentar.
ASSUNTOS: Adjuto Afonso, boca do acre, hidrovia, Política, porto, purus, Amazonas, Brasil, Política