Polícia prende suspeito do estupro e assassinato de adolescente
O suspeito de matar e torturar a menina Ana Beatriz Andrade, de 14 anos, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, foi preso, na madrugada desta terça-feira, pela Divisão de Homicídios da Capital (DH), numa investigação coordenada pela delegada Marcela Ortiz. Gutemberg Rodrigues Minas, de 19 anos, foi indiciado pelos crimes de estupro e homicídio triplamente qualificado — pela asfixia, por tentar garantir a impunidade do estupro e pelo feminicídio.
Uma amiga da família e assistente social de um projeto em que Ana Beatriz participava até o ano passado — o Morada da Esperança, no Grajaú, de apoio sócio-educativo e escolar para meninas de 4 a 13 anos —, Lane Santos diz estar aliviada com a prisão do responsável pelo crime:
— Apesar da grande tristeza, é um alívio saber que o criminoso que fez isso foi preso — diz Lane, que não conhecia o suspeito.
A adolescente foi encontrada morta na própria casa, no último sábado, por volta das 13h30. A mãe da vítima, Soraya Silva Oliveira, de 45, contou que Ana Beatriz Andrade estava com as mãos e os pés amarrados e amordaçada. A menina chegou a ser socorrida para o Hospital federal do Andaraí, também na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos.
Uma testemunha chegou a dizer à Polícia Civil que o pai da menina, um cabeleireiro que trabalha na Tijuca, tinha sido visto na comunidade no dia da morte, e que era pouco comum que ele frequentasse a região. Na DH, o homem ofereceu seu material genético para comprovar que não esteve na cena do crime.
O enterro de Ana Beatriz será nesta terça-feira, às 11h, no Cemitério do Catumbi, na Zona Portuária da cidade.
ASSUNTOS: adolescente, Brasil, crime, estupro, rio de janeiro, Brasil