Concessionária vai ter que pagar recapeamento na Torquato, diz prefeito
O prefeito de Manaus, Artur Neto, inspecionou na noite de segunda-feira, 6, a obra de reparo da tubulação em que ocorreu vazamento e abriu cratera no asfalto novo da avenida Torquato Tapajós, Zona Norte da cidade. O prefeito disse que o recapeamento deve começar já nesta terça-feira e que a Manaus Ambiental deve assumir toda a responsabilidade financeira dos problemas causados pelos vazamentos.
“Eu já disse que não vou mais aceitar tapa-buracos. Eles têm que contratar a mesma empresa que fez o serviço há poucos dias e nem vou mais me preocupar com isso. Acabou aquela brincadeira de estourar cano, fazer tapa-buraco e esculhambar a cidade. Eles quebraram, então vão consertar para deixar do mesmo jeito, pagando caro para empresa”, garantiu.
O consórcio Soma, responsável pelo recapeamento da Torquato Tapajós, informou que os trabalhos devem começar pela manhã e que a parte atingida pelo vazamento deve ser liberada para o tráfego até a noite.
O diretor de Operações da Manaus Ambiental, Jucélio Azevedo, acompanhou a visita do prefeito para prestar esclarecimentos e disse que problemas como esses são imprevisíveis. Segundo ele, a tubulação rompeu porque o peso dos veículos sobre a pista comprimiu a adutora sobre alguma rocha e isto causou um furo de poucos centímetros, suficiente para romper o asfalto.
“Isso acontece porque antigamente, não existia um trabalho de assentamento da tubulação como existe hoje. Nós colocamos uma camada de areia, uma camada de pedras, o barro compactado e por último o asfalto. Antigamente isso não acontecia, era só o barro compactado. Não temos como prever isso”, informou Azevedo.
Fotos: Mário Oliveira
ASSUNTOS: adutora, Arthur Neto, asfaltamento, manaus ambiental, Política, prefeitura, recapear, vazamento, Amazonas