Semsa realiza ação em 29 mil casas para detectar novos criadouros de Aedes aegypti
Manaus/AM - Na próxima segunda-feira(15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia um novo Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir os quatro sorotipos de dengue (DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4), além dos vírus chikungunya e da zika. O objetivo é realizar levantamento do nível de risco de infestação do Aedes e elaborar o Mapa de Vulnerabilidade de cada um dos bairros do município de Manaus, e, assim, direcionar estratégias de controle do mosquito
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a metodologia de trabalho consiste na realização de visitas domiciliares a 29 mil imóveis, buscando identificar e coletar as larvas do mosquito, eliminando ou tratando os potenciais criadouros do Aedes.
O trabalho de visitas domiciliares será realizado até o dia 29 de outubro, de segunda-feira ao sábado. Ao todo, a Semsa vai mobilizar 300 profissionais, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, motoristas, supervisores e coordenadores do trabalho em campo.
No último Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti, realizado pela Semsa no mês de janeiro deste ano, Manaus apresentou um índice de 3%, que representa médio risco. Também identificou que os depósitos que mais contribuíram para a proliferação do mosquito eram do tipo lixo recipientes, garrafas, latas, ferro velho, com 36,5% do total, seguido dos recipientes de armazenamento de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis ou camburões, barril, tina, que representaram 32,1%
Os casos confirmados de dengue, zika e chikungunya, no período de janeiro a setembro deste ano, registraram uma redução de 52,64%, cerca de 412 casos, em comparação com o mesmo período do ano passado que foram confirmados 870.
ASSUNTOS: aedes, Manaus, visita, Amazonas