Ministro do Trabalho, Helton Yomura vira alvo da PF e é afastado do cargo
O Supremo Tribunal Federal (STF) afastou nessa do cargo na manhã dessa quinta-feira (5), o Ministro do trabalho Helton Youmura. Segundo a Polícia Federal, Helton está sendo investigado na operação Registro Espúrio, que investiga fraudes em registros sindicais da pasta.
Nesse momento, uma equipe da Polícia Federal está na casa de Youmura, executando mandados de busca e apreensão. Ele deve permanecer fora do ministério por tempo indeterminado e está proibido de manter contato com outros investigados ou com qualquer servidor do órgão.
Além do ministro, a PF investiga no mesmo esquema, o deputado federal Nelson Marquezelli do PTB - SP. Agentes federais estão no gabinete do político e fazem a apreensão de materiais e documentos. No total, a PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária.
A operação Registro Espúrio apura a participação de políticos e servidores em uma organização criminosa que teria fraudado a concessão de registros sindicais inserindo pessoas comprometidas com a ações ilegais do grupo.
ASSUNTOS: afastamento, Helton Yomura, mistro do trabalho, Brasil