Suspeita de Ebola interdita UPA Brasília, em Cascavel no Paraná
UPA é interditada em Cascavel, no Paraná, com suspeita de ebola.
Um homem está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no Bairro Brasília, em Cascavel, devido a suspeita do vírus ebola. De acordo com informações, trata-se de um paciente que saiu da África, há 19 dias.
Na noite desta quinta-feira (09), o Ministério da Saúde foi avisado e uma equipe está saindo de Brasília para Cascavel. Há perspectiva de transferência para o Hospital Universitário ou para hospital de referência nacional.
Uma equipe de Controle de Infecção da Secretaria de Saúde do Estado também deve chegar em um voo, daqui a pouco.
Por determinação, outros pacientes e funcionários foram trancados dentro do local. Ninguém pode entrar, inclusive, médicos e enfermeiros que trabalham no turno da noite também estão do lado de fora.
O paciente há três dias, está com febre alta e procurou atendimento hoje pela manhã.
A orientação é para evitar pânico e segundo a enfermeira que conversou com a nossa equipe, a recomendação neste momento é para os moradores evitarem locais com muita concentração de pessoas.
Transferência para o Rio de Janeiro
De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente será transferido nesta sexta-feira, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), no Rio de Janeiro. “A transferência será feita por meio de aeronave da Polícia Rodoviária Federal”, informou a pasta por nota. A previsão é que o avião deixe o Paraná no início da manhã desta sexta-feira.
ASSUNTOS: africa, chegou, doente, ebola, ebola no brasil, epidemia, Brasil