Vila da Barra comemora 21 anos no cenário do carnaval de Manaus
A escola campeã do Grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus 2016 e mais nova integrante do grupo especial, Vila da Barra comemora 21 anos de fundação neste sábado, 21. A festa de aniversário acontecerá na quadra da Escola (Avenida Brasil, próximo à Prefeitura de Manaus), a partir das 20h, com entrada gratuita.
Com uma campanha de bons resultados acumulados durante os três últimos anos, a escola do pavilhão azul e amarelo subiu o degrau do grupo especial no desfile das escolas de samba de Manaus-2016, levando para a avenida o samba enredo ‘A Saga de Ziza Martins, Senhora de Si, Mulher Guerreira na Arte de Educar’, que conta a história da empreendedora da educação Ziza Martins, hoje, atual patrona da agremiação.
O esforço da Vila para se manter em destaque no novo ambiente das concorrentes tradicionais é notório. A escola foi a primeira agremiação do grupo que prestou conta junto à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Programação
A programação de comemoração dos 21 anos da vila inclui: O Grupo de Pagode “Bonde Samba”; Ala Show dos Passistas da escola. Na sequência, a nova diretoria da escola e os novos contratados para o Carnaval 2017 serão apresentados. Para selar a noite com o toque azul e amarelo, a bateria show ‘Pegada da Onça’ toca os parabéns da escola no ritmo do surdo de 1°, 2° e 3°, tamborins, chocalhos, caixa e repique com a ala musical, a corte e os casais de mestres sala e porta-bandeiras.
Histórico da Escola de Samba na Compensa
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra foi fundada no dia 21 de maio de 1995, mas só veio a desfilar na avenida do samba em 2008, no Grupo de Acesso C quando homenageou a Zona Oeste da Cidade.
Inicialmente a escola surgiu através da iniciativa de um grupo de sete amigos moradores do Bairro da Compensa, dois deles já participavam de Grupo de pagode, roda e festivais de samba. Após muita conversa e reuniões na casa de um e de outro, encontros no Bar do Cavalo Velho, surgiu a ideia de criar uma escola de samba da zona oeste. Os fundadores são: Jorge Dia, Aurivânia Alves, Aluizio Santana, Dário Alves, Raimundo Carneiro, Francisco Carvalho, Joaquina Batista.
ASSUNTOS: agenda cultural, carnaval, Cultura, escola de samba, Manaus, Vila da Barra, Agenda Cultural