Bienal das Amazônias chega a Manaus com exposição itinerante de arte e cultura

Manaus/AM - A Bienal das Amazônias inaugura a quinta itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, em Manaus, na quarta-feira (26), às 19h. Com 30 obras em exibição até 30 de maio, a mostra reúne 13 artistas, incluindo manauaras e indígenas, que dialogam com a história e a cultura do estado. A exposição ocorre na Galeria do Largo e na Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, contando com o apoio do Governo do Amazonas e patrocínio do Nubank e Shell.
A cerimônia de abertura será marcada por uma defumação ancestral realizada pela ativista indígena Dyakapiró, representando os povos Dessana e Tuyuca. O evento busca promover conexão cultural, espiritualmente enraizada, com o público. Além disso, a exposição enfatiza a importância de Manaus no cenário da Amazônia, ressaltando seu papel como ponto estratégico de arte e cultura.
Com curadoria de Vânia Leal, a itinerância já percorreu diversas cidades, como Marabá e Boa Vista, e se expandirá para localidades como Macapá, Medellín e Bogotá. A programação também inclui workshops gratuitos e diálogos com artistas locais, promovendo um intercâmbio cultural e destacando a diversidade artística da Amazônia.

ASSUNTOS: Agenda Cultural