Compartilhe este texto

Casa das Artes recebe exposição sobre os 36 anos de sacerdócio de Gilmar Pereira

Por Portal Do Holanda

18/07/2024 17h43 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Casa das Artes, localizada no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, está sediando uma exposição especial em homenagem aos 36 anos de sacerdócio do Babalorixá Gilmar Pereira. Líder do ilê Axé Sesu Toyan, no bairro Cidade de Deus, na zona leste da cidade, Gilmar Pereira é uma figura central no candomblé e na vida cultural de Manaus.

A exposição, intitulada "36 Anos de Devoção e Resiliência: A Jornada do Babalorixá Gilmar Pereira", celebra a trajetória do sacerdote por meio de uma coleção de fotografias, objetos sagrados e depoimentos de seus filhos e amigos. Esta mostra oferece uma perspectiva profunda sobre sua vida espiritual e seu impacto social. O evento foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Em exibição na Casa das Artes, a exposição tem entrada gratuita e é aberta ao público de quarta a domingo, das 15h às 20h, oferecendo uma oportunidade para conhecer mais sobre o candomblé e a trajetória do Babalorixá.


A equipe

Idealizada e coordenada pelo produtor cultural Inã Figueiredo, especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a exposição propõe a naturalização da presença do candomblé na sociedade.

"Nossa intenção é mostrar que o candomblé é uma religião rica, cheia de valores e significados. E a exposição é uma ferramenta poderosa para isso", declarou Figueiredo.

A curadoria é assinada por Frank Cruz, filho de santo de Gilmar, que trouxe uma perspectiva íntima e autêntica para a montagem da mostra, além da produção executiva de Camila Andrade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural