Centro cultural abre exposição sobre Severiano Porto em Manaus
Manaus/AM - Arquiteto Severiano Mário Porto será homenageado na exposição Severiano 90 anos, que entra em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), a partir do dia 19 de agosto.
Fotografias das obras e também joias inspiradas no estilo do arquiteto farão parte da mostra realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A exposição ficará disponível no horário de visitação do espaço, de terça a sábado, das 9h às 15h, com agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). As obras também estarão disponíveis para o público em formato digital, no Portal da Cultura, a partir do dia 19 de agosto. A exposição fica em cartaz até o dia oito de novembro.
Participam da exposição os fotógrafos Selma Maia e Jorge Santos, e a designer e fotógrafa Iuçana Mouca, que idealizou o projeto com curadoria da arquiteta Ana Lucia N. S. Abrahim.
São 24 registros fotográficos e nove joias/conjuntos que contemplam os edifícios projetados por Severiano, como a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), uma agência da Caixa Econômica Federal, o Fórum Henoch Reis, a Igreja de Cavaco, entre outras obras.
"Eu descobri que, desde pequena, tenho contato com as obras do Severiano porque são obras muito presentes em Manaus", explica a designer Iuçana Mouco. "Morei no condomínio que ele projetou, passei muito tempo no campus da Universidade Federal do Amazonas, que ele também projetou. Quando passava pela Suframa, sempre reparava na construção, e meu pai, que era engenheiro, também me falava das obras dele. Já como designer, comecei a estudar mais sobre o Severiano.”
Veja também
ASSUNTOS: arquitetura, exposição, Manaus, Palácio da Justiça, Severiano Porto, Agenda Cultural