Dezesseis bandas de carnaval vão agitar Manaus neste fim de semana
Os foliões podem preparar suas máscaras, serpentinas e confetes para o fim de semana de muito carnaval. Ao todo, 16 bandas e blocos ganham as ruas já na noite de sexta-feira, 29, e seguem até domingo, 31. Entre elas está a Banda Independente da Confraria do Armando (a popular Banda da Bica) e a Banda Difusora, que prometem levar uma multidão para as ruas do Centro da Cidade no sábado, 30. No total, 97 bandas recebem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) neste carnaval.
Na sexta-feira, os bairro do Japiim e do Educandos, na Zona Sul, realizam, respectivamente, o Bloco Carnavalesco Fura Olho e a Banda do Coronel. No sábado, 30, ocorrerão oito bandas: do Jaraqui, do BJ, Tracajá, das Candinhas, Marquinho, Bica, Difusora e o Bloco das Poderosas, em diferentes zonas da cidade. No domingo, é a vez das bandas do Boulevard, da Paz, Dos Las Vegas, do Papa Sopa, Bhanda da Bhaixa da Hégua e Bloco Amigos da Vitória Régia.
"Fizemos um processo amplo e transparente, com orientação e consultoria a todos que nos procuraram. Isso facilita nosso planejamento, uma vez que chegamos a ter muitos eventos em um único dia, e faz com que o público tenha opções seguras e estruturadas de diversão. O Carnaval de rua de Manaus é uma tradição cultural que merece ser valorizada", afirmou.
Uma das maiores bandas de rua da cidade, a Banda da Bica comemora 30 anos nesta edição com o tema “Bar do Armando é patrimônio cultural, mas continua metendo a Bica em político lalau”, a partir das 16h, em frente ao Bar do Armando (ao lado do Largo São Sebastião). Ainda no sábado, a difusora comemora 21 anos levando ao palco atrações como Frutos do Pagode e a Escola de Samba campeã de 2015, Mocidade Independente de Aparecida.
“Boulevard nas Olimpíadas: Manaus, minha medalha é amar você” é o tema da Banda do Boulevard que terá início às 16h do domingo. A via - avenida Senador Álvaro Maia - será interditada a partir das 8h para a montagem do palco. De acordo com o diretor de eventos da banda, João Mota, o público pode esperar muita animação com as tradicionais bandinhas de metais tocando frevo e com a participação das baterias das escolas de samba Vitória Régia, Reuni Unido da Liberdade, Balaku Blaku e A Grande Família.
"Além disso, teremos a nossa bateria, com 80 componentes, sob o comando do mestre Didi Redman. Somos a única banda a ter os próprios os ritmistas, por isso, conclamo o povo para mais um ano curtir nosso Carnaval", afirmou Mota. Segundo ele, são esperadas mais de 110 mil pessoas.
"Por conta disso haverá um reforço na segurança com a presença de 470 policiais militares", completou. Ainda no domingo, a Bhanda da Bhaixa da Hégua comemora seus 25 anos, completados em dezembro, com o tema "Hégua para o mundo ver". "O tema é baseado em uma reportagem que um canal pago fez com a gente para rede nacional. Chegou a hora do mundo nos conhecer", conta, de forma irreverente, o presidente da banda, Alcides de Castro Fernandes.
"A banda nasceu em 1991 quando não teve Carnaval de rua em Manaus por conta do governo Collor. Foi aí que decidimos colocar o bloco na rua, mesmo sob dificuldades financeiras. O nome é uma homenagem a um senhor que criava duas éguas no Educandos. O boneco, com toda licença poética, foi inspirado na então primeira-dama do Brasil, Rosane Collor", explicou.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (29)
Bloco Carnavalesco Fura Olho - Japiim
Rua do Comércio, Japiim
Banda do Coronel
Rua Inocêncio de Araújo, Educandos
Sábado (30)
Bloco As Poderosas
Rua São Pedro, São Francisco
Banda do Jaraqui
Rua José Paranaguá, Centro
Banda do BJ
Rua Bom Jesus, Mauazinho I
Banda do Tracajá
Rua Dublim, Campos Eliseos
Banda das Candinhas
Rua Uirapuru, Coroado III
Banda do Marquinho
Rua 03, São José III
Banda da Bica
Rua 10 de Julho, Centro
Banda da Difusora
Rua 24 de Maio e Saldanha Marinho
Domingo (31)
Bloco Amigos da Vitória Régia
Rua Vitória Régia, Mauazinho
Bhanda Bhaixa da Hegua
Rua Inocêncio de Araújo (trecho entre Manoel Urbano e Boulevard Rio Negro, Educandos
Banda dos Las Vegas
Rua Santo Agostinho, Coroado III
Banda da Paz
Rua 08, Alvorada II
Banda do Boulevard
Avenida Senador Álvaro Maia, Centro
Banda do Papa Sopa
Rua José Maria Moreno (entre Tancredo Neves e Avenida C, Parque Shangrilar 4), Parque 10.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: agenda cultural, bandas de rua, carnaval 2016, Manaus, Agenda Cultural