Eliane Brum lança ‘Banzeiro òkòtó’ na Banca do Largo nesta sexta em Manaus
Manaus/AM - A jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, fará um bate-papo e sessão de autógrafos durante o lançamento do livro “Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”, nesta sexta-feira (9), na Banca do Largo, no Centro de Manaus.
O evento vai iniciar às 17h, com o lançamento de “Brilhos na Floresta em Cordel”, da cordelista Cíntia Moreira e do xilogravurista digital Bruno Máximo.
Tradição
Eliana Brum destaca que lançamentos de obras no Largo de São Sebastião tem se tornado uma superstição.
Do ponto de vista da autora, ‘Banzeiro òkòtó’ é um livro bastante inclassificável. A publicação fala de um percurso de 25 anos de cobertura das Amazônias, que foi também um percurso interno que levou Eliane Brum a deixar São Paulo para morar em Altamira, em 2017.
Lançado primeiro em português, em março, a obra vai chegar aos Estados Unidos e no Reino Unido, em inglês. Em 2023 vai ser lançado ainda na França, Espanha, Itália e Bulgária. “Banzeiro òkòtó” foi reconhecido pelo Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos como “Melhor Livro-Reportagem, em 2022.
Cordel
A cordelista Cíntia Moreira e o xilogravurista digital Bruno Máximo, ambos da Paraíba, estão na cidade para apresentar “Brilhos na Floresta em Cordel”. A obra reconta a história do livro “Brilhos da Floresta” publicado por Ishikawa e co-autores em 2019, ocorrida em Manaus entre o indígena Aldevan Baniwa e os cientistas Noemia Ishikawa, do Inpa, e Takehide Ikeda, da Universidade de Kyoto, quando viram os fungos bioluminescentes pela primeira vez, em 2017.
ASSUNTOS: Agenda Cultural