Espaços culturais ficam abertos ao público durante o ano inteiro
Manaus-AM Durante o ano inteiro, espaços culturais do Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Cultura, ficam abertos ao público de todas as idades, como uma alternativa de lazer e entretenimento, fomentando a cultura no estado. Conheça alguns deles e programe-se!
Usina Chaminé
De terça a sexta, das 8h às 14h, e aos sábados, das 9h às 13h, o Centro Cultural Usina Chaminé funciona num prédio que foi construído em 1910, para ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Com características neo-renascentistas, o prédio possui, ao lado direito, uma chaminé de 24 metros, construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapeló em ferro moldado. Por isso, ficou conhecido como Chaminé.
O espaço, tombado como Monumento Histórico do Amazonas, em 1988, hoje em dia, oferece atividades voltadas para crianças, no Espaço Criança, com exibição de filmes, oficinas infantis e teatro de fantoche. A Usina também recebe a Exposição Permanente “Os Sentidos da Amazônia”, uma imersão na Amazônia através dos cinco sentidos. A exposição “Infância Amazônica”, do Fotógrafo Daniere Ferreira também pode ser conferida.
Biblioteca Emídio Vaz D’Oliveira
Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 4 a 10 anos, desenvolvendo diversas atividades como: visita guiada, mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.
O espaço, localizado na Rua Dr. Almínio, Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, com várias estações. A Estação da Leitura e Gibiteca, estimulando nas crianças o hábito da leitura, A Estação da Ciência, aonde as crianças podem entender o funcionamento do corpo humano, a Estação da Astronomia, levando as crianças a uma viagem imaginária através do sistema solar, tendo como finalidade identificar e conhecer os planetas e as constelações que o compõem, entre outras.
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado no Distrito Industrial I, próximo à Bola da Suframa, inaugurado em 2007, é um espaço que visa valorizar, difundir e disseminar informações sobre os países que compõem a Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e o território ultramarino francês, a Guiana Francesa, com espaços que popularizam a cultura e os conhecimentos de preservação e valorização das identidades culturais e do patrimônio natural da região.
O Centro disponibiliza pesquisas científicas e acadêmicas que fazem parte dos acervos do Memorial e Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro e, no Núcleo de Documentação Samuel Benchimol. Também conta com exposições permanentes e temporárias que retratam o cotidiano amazônico como a Maloca Aruak, a Casa do Caboclo, Xapono Yanomami, Barracão do Guaraná, entre outros, além da representatividade do transporte regional, através das canoas. De segunda a sexta, das 8h às 14h.
Informações: (92) 99199-9427
ASSUNTOS: agenda cultural, espaços culturais, Agenda Cultural