Compartilhe este texto

Exposição ‘Linhas do Tempo’ em cartaz no projeto Apoena

Por Portal Do Holanda

25/04/2016 13h27 — em
Agenda Cultural



 

Ela tem um carinho especial pelo público infantil pois acredita que por meio da criança é possível chegar até o universo dos adultos, fazendo com que eles relembrem a infância e despertem seus melhores sentimentos. Aos 27 anos, quatro destes trabalhando profissionalmente com artes visuais, a artista Hadna Abreu fala sobre sua carreira e sua exposição “Linhas do Tempo”, em cartaz esta semana, dentro do "Projeto Apoena: Arte na Zona Norte/Am”, na Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assunpção, no Riacho Doce III. O programa foi contemplado no edital Ocupação artística 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hadna já expôs em praticamente todas as galerias de Manaus. “Linhas do Tempo” foi sua primeira exposição individual, na Galeria do Largo, em 2013 e é inspirada em seus avós. A exposição retrata histórias contadas por eles, destacando o respeito, a poesia da vida e a beleza da simplicidade.

“Essa é a minha exposição mais querida. Originalmente, tinha aproximadamente 45 obras de arte que preenchiam todo o espaço cultural da Galeria do Largo, desde pinturas em paredes, esculturas de instalação, vídeo-arte e ilustrações sobre papel com tinta acrílica, guache e aquarela, todas com a técnica de aguada”.

“Linhas do Tempo” já foi exposta também na VI Bienal de Jovens Criadores na Bahia em 2013 e São Paulo na galeria A Casa do Viajante, em 2014. Em Manaus, a última exposição foi no ano passado com a Imaginarium, na I Mostra de Artes Visuais de Manaus, no Paço da Liberdade. Sobre seus trabalhos, Hadna Abreu diz que gosta de “expressar vida”, momentos de sua trajetória. 

“Nada que faço é algo desvinculado com a minha experiência pessoal. Acho importante o olhar poético sobre os acontecimentos da vida. Nas exposições procuro permear por várias linguagens, desde a pintura (que é minha linguagem mãe), videoarte, escultura, escrita, instalação. Faço tudo para que o meu sentimento seja transpassado para meu público, e assim, vermos o quanto somos gente”.

Apoena

Além da exposição que ficará em cartaz de 25 a 29 de abril, dentro do Projeto Apoena, Hadna ministra oficinas de aquarelas para as crianças, o que considera engrandecedor. 

“Minha impressão é que eles que me ensinam a ter coragem em pintar o papel. Ser destemido é necessário, e as crianças tem muito isso. Eu tenho a experiência, e eles, iniciativa. O papel do professor é não deixar que a iniciativa entre em perigo de extinção”.

O Projeto "Apoena: Artes na Zona Norte/AM" é um projeto sociocultural, que traz o tema de matriz ameríndia, com o significado: Aquele que vê longe. Começou as suas atividades no dia 18 de fevereiro de 2016, ocupando a Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, agora presente na Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly e partir do dia 2 de maio ocupará a Comunidade Católica São Mateus. 

 

 

Serviço:

O que: Exposição “Linhas do Tempo” – Hadna Abreu

Quando: de 25 a 29 de abril

Onde: Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assunpção, Riacho Doce III.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: agenda cultural, arte, cultural, exposição, Manaus, projeto apoena, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural