Feira de Livros do Sesc: 'As Aventuras de Tony em Manaus' busca empatia ao autismo
Manaus/AM - Nesta sexta-feira (1) durante a 39ª Feira de Livros do Sesc, o escritor Antônio Júnior apresentará ao público amazonense seu primeiro projeto literário, "As Aventuras de Tony em Manaus". Inspirado pela sua filha Íris Helena de oito anos de idade e que é autista, o autor busca não apenas contar uma história envolvente, mas também trazer visibilidade e empatia à causa do autismo.
O evento de lançamento ocorrerá em um ambiente repleto de cultura e aprendizado, a 39ª Feira de Livros do Sesc que está acontecendo entre os dias 31 de outubro a 03 de novembro no Centro de Convenções Vasco Vasques e que terá como homenageada a jornalista e escritora Leyla Leong.
Antônio Júnior, acadêmico do curso de psicologia, pai dedicado e amante da literatura, revela que a inspiração para sua obra nasceu de sua vivência ao lado de sua filha. "Ela me apresentou a um universo que até então eu desconhecia, cheio de nuances, desafios e aprendizados únicos", declara. Em "As Aventuras de Tony em Manaus", o autor busca compartilhar essa perspectiva com o mundo, oferecendo um legado para seu outro filho, Miguel, e para todos os leitores. “Espero ajudar outras pessoas a compreender melhor o mundo do autismo e a desenvolver uma empatia mais profunda”, completa.
A história segue mostrando todas as nuances de Tony, um menino autista que nos leva a uma jornada pela vibrante cidade de Manaus. Através de suas aventuras, o leitor é convidado a refletir sobre a importância da amizade, da inclusão e do respeito às diferenças. Com uma narrativa envolvente e ilustrações cativantes de Mathias Bernard, o livro promete encantar tanto crianças quanto adultos, mostrando que a verdadeira superação está na conexão e na aceitação.
O autor, que acredita que os livros são "janelas mágicas para novos mundos", também valoriza a simplicidade da vida e a beleza da natureza como fontes de inspiração. "As Aventuras de Tony em Manaus" é um pedacinho desse sonho, onde almejo levar alegria e conhecimento aos pequenos leitores”, conclui.
ASSUNTOS: Agenda Cultural