Compartilhe este texto

'Grafitando a Cura': projeto chega à Maternidade Azilda da Silva Marreiro em Manaus

Por Portal Do Holanda

18/12/2024 11h56 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Maternidade Azilda da Silva Marreiro, localizada no bairro Nova Cidade, periferia de Manaus, será palco da segunda edição da ação coletiva de arte urbana ‘Grafitando a Cura’, na quinta-feira (19), das 8h às 18h. O evento é idealizado pelo grafiteiro Raiz Campos e reunirá 10 artistas locais para criar um mural colaborativo com o tema gestação, saúde e bem-estar.

A iniciativa busca transformar o ambiente hospitalar, levando mais beleza, alegria e acolhimento tanto para os profissionais de saúde quanto para as pacientes e seus acompanhantes. Com traços vibrantes e cores que refletem esperança e vida, os artistas Alie, Broly, Debb, Gnos, Korok, Riqs, Smit, Soft, Teo e o próprio Raiz unirão seus talentos para ressignificar os espaços da maternidade, tornando-os mais inspiradores e humanizados.

“Essa segunda edição veio de forma especial, agora em uma maternidade, quando recentemente descobri que serei pai. Esse sentimento de novidade, entusiasmo e o amor pela arte vai refletir nesse projeto que estou colocando muita atenção e carinho para dar certo. A arte tem o poder de curar, de levar leveza e reflexão onde muitas vezes há dor e preocupação. O objetivo do Grafitando a Cura é que essa ação seja um presente não só para os colaboradores e para um espaço público de Manaus, mas também para quem precisa de acolhimento em um momento tão especial como a maternidade”, destaca Raiz. 

O projeto teve sua primeira edição realizada no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado em setembro, sendo um grande sucesso. Na oportunidade, outros artistas puderam mostrar seus trabalhos, colorir o espaço e, ainda, dar uma nova cara ao estacionamento do hospital. 

Impactos da arte na saúde

A arte desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, se conectando profundamente com as emoções e experiências humanas. O objetivo do Grafitando a Cura é de ser um vetor de saúde e bem-estar da população, melhorando a conexão social, criatividade e autoestima.

A diretora geral da Maternidade, Elcinei Sampaio, recebeu o projeto com muito entusiasmo. “As expectativas são as melhores possíveis, além de tornar o ambiente mais humanizado, dará às pacientes a oportunidade de conhecer mais o trabalho de artistas locais que são orgulho da nossa terra”, comentou. 

O projeto tem a intenção de tornar o dia especial e transformador, deixando como resultado uma grande pintura com mensagens positivas de ânimo e esperança, e reflexões sobre hábitos saudáveis. A ação também visa fomentar a cena do graffiti local, dando maior visibilidade ao trabalho dos artistas urbanos e oportunidade para expressarem suas artes enquanto se conectam com o público. 

Além da criação do mural, o evento contará com uma roda de conversa ao final da tarde do dia 19. Artistas e profissionais de saúde poderão trocar experiências e discutir a importância da arte na promoção do bem-estar em ambientes hospitalares. Esse momento de diálogo reforça a proposta do projeto: aproximar diferentes universos e demonstrar como a criatividade pode ser uma ferramenta poderosa de transformação.

A segunda edição do projeto Grafitando a Cura é realizada com incentivo do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo, selecionada em edital público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas.

Sobre Raiz Campos

Raiz Campos é um renomado artista visual no Amazonas, conhecido por suas obras imponentes que exploram temáticas indigenistas e culturais. Com uma trajetória marcada pela forte presença da arte urbana, seus murais enriquecem viadutos, construções e espaços públicos em várias cidades do Brasil e no exterior, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Uruguai. Além de sua habilidade técnica e criatividade, Raiz é amplamente reconhecido por seu compromisso com a ação social e educativa.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural