Hospital em Manaus vai ganhar 'transformação' pelo projeto Grafitando a Cura
Manaus/AM - No dia 20 de setembro, Manaus será o cenário de uma vibrante ação coletiva de arte urbana no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, situado no bairro do Coroado, na zona leste da cidade. Sob a liderança do renomado artista Raiz Campos, reconhecido por seus murais que retratam temas indigenistas e que embelezam estruturas em diversas cidades do Brasil e do mundo, o projeto promete transformar o espaço hospitalar em um local de expressão artística e inspiração.
Intitulado "Grafitando a Cura", o evento reunirá 10 talentosos grafiteiros da cena manauara para pintar um mural de 40 metros no estacionamento do hospital. Através de suas criações, os artistas buscarão transmitir mensagens de saúde e bem-estar, com o intuito de mostrar como a arte urbana pode não apenas embelezar o ambiente, mas também ser uma ferramenta de promoção da saúde e da qualidade de vida para a comunidade local.
A ação será realizada de 8h às 18h, no estacionamento do hospital, e será aberta ao público geral que queira prestigiar, acompanhar as pinturas e tirar fotos com os artistas. “Grafitando a Cura" realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Artistas convidados
Além do próprio Raiz Campos, participam da ação os artistas: Amazon, Mia, Denis L.D.O, Kina, Lori Paes, Megart, Olhinho, Thaizis e Tyna Guedes, todos nomes de destaque no cenário artístico de Manaus. Cada convidado tem a missão de imprimir sua arte para transformar o ambiente hospitalar em um espaço de cura não apenas física, mas também emocional.
"A arte tem o poder de transcender as barreiras da linguagem e se conectar profundamente com as emoções humanas, proporcionando alívio, reflexão e esperança", comenta Raiz Campos. "Nosso objetivo com este projeto é criar um ambiente mais acolhedor e inspirador para todos que passam pelo Hospital João Lúcio, desde pacientes até profissionais de saúde."
Além da revitalização da área do hospital, o evento busca proporcionar sensações de bem-estar físico e mental. Médicos e artistas participarão de uma roda de conversa sobre a importância de ações artísticas ligadas à saúde, fortalecendo o diálogo entre arte e medicina.
"Grafitando a Cura" promete ser uma celebração da arte como ferramenta de transformação social, reforçando a importância da expressão artística no cotidiano das pessoas.
ASSUNTOS: Agenda Cultural