Oficina leva balé clássico à crianças e adolescentes da zona Norte
Dando continuidade ao “Projeto Apoena: Arte na Zona Norte/AM”, esta semana, a artista e produtora cultural Francis Baiardi ministrará a oficina de balé clássico infanto-juvenil para alunos do projeto. As aulas ocorrerão no salão da Comunidade Católica São Mateus, nos dias 10 e 11 de maio, às 15h. A proposta, contemplada pelo edital de Ocupação Artística da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou em 18 de fevereiro e já percorreu duas comunidades na zona Norte da cidade: Mutirão e Riacho Doce II.
Essa é a terceira fase do Apoena. Segundo Francis, idealizadora do projeto e bailarina por formação, durante as oficinas é importante estudar o corpo. Juntamente com os alunos, a artista busca consciência corporal, alinhando o corpo que tem potencialidades e fragilidades, voltando toda essa pesquisa para a técnica clássica.
“Trabalhamos, inicialmente, o contato dos pés descalços com o chão, para que os bailarinos percebam a questão do peso do corpo e do apoio em relação aos pés”, explica.
Técnicas
Para a turma formada por crianças e adolescentes, Francis ressalta que faz um trabalho de centro e posteriormente utiliza a barra para fazer aquecimento com os alunos. “Uma vez que você estuda dança, que você tem formação e conhecimento das técnicas, é importante explorar todas elas nas aulas”, finalizou.
O Projeto Apoena: Arte na Zona Norte/AM é um projeto sociocultural, contemplado pelo Edital de Ocupação Artística 2015 da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Em andamento desde 18 de fevereiro de 2016, o Apoena já passou pela Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães e pela Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, onde encerrou seus trabalhos no dia 29 de abril e, agora, continua na Comunidade Católica São Mateus.
ASSUNTOS: agenda cultural, Amazonas, bale, crianças, Cultura, dança, escola, Manaus, projeto, Agenda Cultural