Compartilhe este texto

Semana do Livro em Manaus terá programação gratuita; confira

Por Portal Do Holanda

15/10/2024 16h25 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Semana do Livro e da Biblioteca começa nesta quarta-feira (16) e vai até 23 de outubro, com uma programação diversificada em bibliotecas estaduais do Amazonas. O evento visa destacar a importância da leitura, da literatura e das bibliotecas como espaços de conhecimento e cultura, promovendo atividades em diferentes locais, como a Biblioteca Pública do Amazonas, a Biblioteca Genesino Braga, o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e a Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos. O encerramento ocorrerá no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Nesta edição, o foco será mostrar a relevância dos livros, tanto físicos quanto digitais, além de promover debates sobre a preservação literária. A programação inclui homenagens a escritores, trocas de livros e o compartilhamento de histórias, reforçando o papel das bibliotecas na formação social e intelectual da comunidade.

Confira a programação:

De quarta-feira (16) até 31 de outubro, sempre de 9h às 15h, a Biblioteca Pública do Amazonas, rua Barroso, 57, Centro, estará com uma Mostra Bibliográfica em exibição, intitulada “Manaus: Patrimônio e Memória da Belle Époque”, em comemoração aos 344 anos da cidade de Manaus. A mostra conta com acervos de livros e jornais da Biblioteca Pública do Amazonas, que retratam os prédios históricos que marcaram o desenvolvimento arquitetônico e cultural da cidade.

Quinta e sexta-feira (17 e 18), de 9h às 15h, a Biblioteca Genesino Braga, avenida Autaz Mirim, 9018, Novo Aleixo, no Centro Cultural Thiago de Mello, receberá a Mostra Bibliográfica “Márcio Souza”, em homenagem ao renomado escritor e intelectual amazonense. Serão apresentados livros que marcam sua trajetória como romancista e cronista, enfatizando sua contribuição para a cultura e identidade amazônica.

Sexta-feira (18), às 9h, a programação se estende à Sala de Leitura do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio. A ocasião oferece uma “Prosa com Sabor”, um encontro que busca proporcionar aos participantes a oportunidade de compartilhar suas impressões sobre obras literárias enquanto desfrutam de uma experiência sensorial complementar, com lanches temáticos que enriquecem o clima de descontração e criatividade. 

Sábado (19), de 9h às 13h, a Biblioteca Pública abre as portas para uma visita especial, denominada “Bibliotour: conheça a Biblioteca”. Nesta atividade, a visitação se estende aos acervos e instalações e o público terá a oportunidade de conhecer a rica história do espaço, um dos mais importantes centros culturais e informacionais da região. Ainda na biblioteca, às 15h, acontece um “Bate-Papo de Quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos.

Domingo (20), de 9h às 13h, ocorre a 50° edição especial da “Troca de Livros e Gibis”, também na Biblioteca Pública. Esse projeto, que há anos tem incentivado a circulação de conhecimento, promovendo a troca de obras literárias entre leitores de todas as idades, alcança esse número significativo, reforçando seu papel fundamental na formação de leitores e na democratização do acesso à literatura.

Segunda e terça-feira (21 e 22), de 9h às 15h, a Biblioteca Thália Phedra Borges dos Santos, no Palácio Rio Branco, Sete de Setembro, s/nº, Praça D. Pedro II, será o cenário ideal para a exibição da Mostra Bibliográfica “Márcio Souza”. É uma homenagem ao renomado escritor e intelectual amazonense com suas obras de pesquisa e estudos sobre a Amazônia.

Quarta-feira (23), de 9h às 12h, o encerramento das atividades acontece no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, 2222, Distrito Industrial, no espaço “Memorial Samuel Benchimol” durante um Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital. A ação científico-cultural busca promover debates sobre o cenário atual e as perspectivas dos profissionais da informação em relação à preservação documental digital do Amazonas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural