Sinepe-AM promove 'Dia do Respeito' para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) tem como uma de suas principais missões conscientizar e celebrar as diferenças. No próximo dia 1º de abril, a entidade realizará o "Dia do Respeito", uma programação educativa em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. A ação busca promover a inclusão e refletir sobre a educação inclusiva.

Blitzes de trânsito fora dos limites da legalidade em Manaus
Shirley Amaral, diretora de Academias e Esportes do Sinepe-AM e do Centro Educacional Shirley Amaral (Cenedsa), que realiza um trabalho inovador com crianças com limitações, destaca que o "Dia do Respeito" é uma oportunidade para chamar a atenção para a inclusão de forma responsável. "Contaremos com uma programação que envolve café da manhã, equoterapia e atividades motoras, sempre respeitando as singularidades de cada indivíduo", afirma.
O evento é voltado para as famílias das instituições de ensino vinculadas ao Sinepe-AM e ocorrerá no Haras, Centro de Treinamento São José, localizado no Ramal Baiano 1, Tarumã Açu. Shirley ressalta que uma das principais bandeiras do Sindicato é orientar as escolas a entenderem o processo educacional da pessoa com deficiência. "Nosso propósito é transformar a gestão escolar e a prática educativa, tendo a inclusão como item essencial para a construção de uma sociedade mais justa", enfatiza.
Sob a presidência de Elaine Saldanha, o Sinepe-AM desenvolve várias ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, como os Jogos e Atividades Motoras Inclusivas (Jamis-AM), que ocorrerão em agosto. O sindicato também firmou uma parceria com o Cenedsa para oferecer supervisão e treinamento a professores por meio do Programa de Atendimento Alternativo (PAA Escola). "O objetivo é apresentar metodologias inovadoras e atualizadas para promover a inclusão e o suporte necessário dentro do processo educacional", conclui Elaine, destacando a importância da promoção da diversidade e equidade nas escolas.

ASSUNTOS: Agenda Cultural