Teatro de rua: ‘Aboio – o auto do boi cansado’ chega às ruas de Manaus nesta sexta

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Panorando Cia e Produtora estreia nesta sexta-feira (11) seu novo espetáculo, “Aboio – o auto do boi cansado”, com apresentações gratuitas pelas ruas de Manaus. A montagem, que mistura dança, performance e elementos da cultura popular brasileira, será encenada nos terminais de ônibus 3, 4 e 5, ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite.
Inspirado na simbologia do boi — figura central em diversas manifestações populares — o espetáculo marca a terceira etapa do atual ciclo de pesquisa da companhia, que investiga referências da cultura tradicional brasileira com uma linguagem contemporânea e autoral.

Tarifa de energia dos mais pobres será zerada. Você vai pagar essa conta
Segundo o diretor Fábio Moura, o ponto de partida para a criação foi o boi, personagem marcante no imaginário popular. A narrativa atravessa festas tradicionais e o esforço do campo, experimentando novas formas de movimento e presença cênica.
“Nos inspiramos em três brincadeiras populares: o Bumba-meu-boi, o Boi-Bumbá e o Boi Falô. Essas manifestações dialogam com o boi do cotidiano rural, resultando em uma estética própria, com gestos e corporeidade singulares que colocamos em cena no espetáculo”, explica o diretor.
Confira os locais e horários das apresentações:
* 9h00 – Terminal 3 – Avenida Noel Nutels (Cidade Nova 1)
* 13h00 – Terminal 4 – Avenida Camapuã (Jorge Teixeira)
* 17h00 – Terminal 5 – Avenida Cosme Ferreira (São José)
Sobre a Panorando Cia e Produtora
Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora é formada por profissionais das artes, com foco em dança e teatro. Desde 2017, vem se destacando na produção de eventos e espetáculos artísticos. Em 2024, conquistou o 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria ‘Destaque Nacional’ — um feito histórico para o Amazonas, em uma das mais prestigiadas premiações artísticas do Brasil. A companhia também oferece cursos de dança no Espaço Flow, localizado no bairro Parque 10, em Manaus.
Veja também

ASSUNTOS: Agenda Cultural