Valer Teatro inaugura espaço artístico com exposição 'Poranduba Amazonense'
Manaus/AM - A Valer Teatro, localizada no Largo São Sebastião, em Manaus, inaugurou sua Galeria de Arte com a exposição Poranduba Amazonense, que reúne 30 obras de oito artistas indígenas renomados no cenário nacional e internacional. A abertura, realizada no último final de semana, contou com a presença de artistas, escritores, imprensa e convidados, marcando o início das atividades do espaço, que terá exposições trimestrais inspiradas em títulos publicados pela Editora Valer.
A mostra busca apoiar e divulgar as expressões artísticas da região amazônica. “Queremos trazer o Norte, os artistas, os curadores, os colecionadores, e desenvolver um novo universo essencial para a comunidade”, destacou Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer. Para Isaac Maciel, diretor do grupo, iniciar com artistas indígenas é significativo: “A arte na Amazônia vem dos povos originários, e é uma alegria começar com eles”.
A curadoria é da Manaus Amazônia Galeria de Arte, representada por Carlysson Sena, que enfatizou a relevância dos artistas selecionados. Entre os expositores estão Duhigó Tukano, Yúpury Tukano, Dhiani Pa’saro, Jaime Diakara, Paulo Desana, Sãnipã Apurinã, Wira Tini Kokama e Kuenan Ticuna. “Nossa arte está cada vez mais sendo reconhecida mundialmente. Esse espaço é muito importante para nós”, comemorou Duhigó.
Inspirada no livro Poranduba Amazonense (João Barbosa Rodrigues, 1842-1909), a exposição apresenta obras que mesclam técnicas como pintura, gravura e fotografia, expressando saberes e visões contemporâneas. As obras exclusivas estão à venda na Galeria ou no site da Valer Teatro, com certificação de autenticidade e memorial descritivo assinado pelos artistas.
Veja também
ASSUNTOS: Agenda Cultural