'Agenor, Agostinho e Léo' lançam novo projeto musical e single
Manaus/AM - Agenor Vasconcelos, Agostinho Guerreiro e Leonardo Moraes, vulgo ‘Agenor, Agostinho e Léo’ embarcam nas ‘Aventuras do Dancehall manauara’ e preparam lançamento de EP. Para apresentar a proposta, os artistas lançam nesta sexta-feira, 20, o single ‘Dancehall do Seu Manoel’.
Agenor Vasconcelos, ex- baixista e voz da banda Alaidenegão, diz que a música aborda criativamente situações da noite de Manaus. "A música descreve figuras que estão sempre no cotidiano manauara: o dono do bar, o pessoal brincando de papagaio, e os anúncios de feitiço”, brinca o músico.
O novo projeto do trio pretende buscar uma ligação entre a música popular e o salão de dança.
Produção
Agostinho Guerreiro, também guitarrista da banda Selva Madre, explica que o processo de produção foi rápido por conta da experiência do trio em gravação e composição de outros projetos.
“O Agenor me procurou pra gente ter uma conversa e daí tudo já foi se alinhando. No segundo encontro já estávamos fazendo som. Estamos mais maduros, mais abertos pra outras experiências musicais na cena local e nacional” explica Agostinho.
O single foi gravado no estúdio Tupira em Manaus, em agosto de 2019. “Havia acabado de chegar de um intercâmbio em Viena e falei com Agostinho e Léo. Bonde formado, precisávamos de uma interface e de equipamentos que viabilizassem a gravação no Tupira, então falei com Magaiver (Casa de Caba) e ele colaborou com alguns equipamentos” completa Agenor.
O baterista Leonardo Moraes fala sobre sua relação com o projeto e a importância da produção autoral para a cena musical de Manaus. “Esse projeto é diferente porque produzimos músicas próprias e, já no início, estamos lançando o material. Já tivemos diversos lançamentos importantes na cena musical de Manaus este ano e isso é muito importante para fortalecer cada vez mais a música regional” diz Léo.
Com letras leves e inteligentes, o projeto mostra uma nova fase do trio que pretende produzir um álbum de estreia com 16 faixas e articular um trabalho em rede com diversos espaços culturais, bandas e artistas da nova música da cidade.
“O objetivo é de estar trabalhando o máximo com o projeto. Tocar, produzir e circular na cena local e nacional”, diz Agostinho.
“Nosso maior objetivo é ter forças pra trabalhar com arte e música, para compor mais, produzir mais e cada vez melhor, poder representar nossa cultura e poder viajar mostrando nossa arte para o mundo”, finaliza Léo.
‘Agenor, Agostinho e Léo’ farão uma apresentação de pré-estreia no dia 4 de outubro, em noite com o Sindicato dos Artistas Carentes, no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato (Av. Sete de Setembro, 1710 – Centro).
A dobradinha se repete em evento de lançamento do projeto, agendado para o dia 12 de outubro, a partir das 21h, no Ao Mirante Music Hall (Av. Padre Agostinho Caballero Martin, 981 - Santo Agostinho). Ingressos a R$ 10.
Quem são Agenor, Agostinho e Léo?
Após 10 anos de criação e produção da Banda Alaídenegão, Agenor Vasconcelos formou um novo grupo. Junto com Agostinho e Léo, guitarrista e baterista de também renomados projetos, como a banda Selva Madre, essa formação é o encontro de gerações dedicadas à cena musical de Manaus, driblando os desafios de se manter fazendo música.
Desde 2005, os músicos realizam, de maneira independente, festivais e eventos periódicos, administram estúdios de ensaio/produção, espaços culturais, ministram aulas e diversas outras atividades dedicadas à música.
Agenor, baixista e vocalista, ganhou junto com a Banda Alaídenegão o prêmio Melhor da Prata SESP Pompéia, 2013 (SP). A nível local, ganhou 2 prêmios Xibé de melhor baixista, assim como o de melhor banda. Produziu outros projetos como A música das cachoeiras(Natura Musical), Amazônia Music Conspiração, Flor da Selva, Cauxi Eletrizado.
O prêmio Xibé também foi concedido em 2015 à Selva Madre, criação de Agostinho, que trabalhou na produção da banda Ayuhuasca, sucesso do reggae local no início dos anos 2000.
Léo é um baterista referência no Instituto Ritmos do Mundo, escola dedicada à bateria em Manaus. É baterista da banda Selva Madre.
Veja também
ASSUNTOS: Agenor, agostinho, Aventuras do Dancehall manauara, léo, Agenda Cultural