Agenoragostinhoeleo e Pororoca Atômica lançam Bloco da Cobra Grande em Manaus
Manaus/AM - O carnaval de 2020 chegará com novidade em Manaus. O Bloco da Cobra Grande será lançado nesta sexta- feira, 10, com shows de agenoragostinhoeleo, Pororoca Atômica e DJ Mariah Brandt, a partir das 22h, no Largo 443 (Rua 10 de Julho, 443, Centro). O couvert custará R$ 10 (até 23h) e R$ 15 (após 23h).
Durante a noite serão divulgados o local e as atrações do bloco que promete agitar o sábado de carnaval (22), valorizando a música independente e autoral da cidade.
O Bloco da Cobra Grande surge da união de duas fortes tendências da cena independente. Uma delas é a produção já consolidada do Festival Pirão AM e Pororoca Atômica. A segunda, é a produção criativa e musical da Comunidade Sonora Manaus, coletivo cultural da banda agenoragostinhoeleo.
Agenor Vasconcelos, músico e produtor do bloco, conta que além de marchinhas, frevos e músicas já tradicionais na folia carnavalesca, o bloco vai contar com repertório autoral de bandas já conhecidas no circuito de música da cidade.
“As atrações e o local serão revelados na noite de sexta-feira (10), mas podemos adiantar que a 1ª edição do Bloco da Cobra Grande vai ser uma mistura de carnaval, reggae, dancehall e disco music. A folia vai ser grande e acessível.”
Bloco da Cobra Grande, só vai quem se garante
Agenor conta que o Bloco da Cobra Grande é inspirado no “Eu acho é pouco” bloco de rua tradicional de Olinda, com uma proposta adaptada a um mito da região amazônica.
“O mito da cobra grande circula há, pelo menos, 4 mil anos entre os povos indígenas do Amazonas. Segundo esse mito, os primeiros humanos viajaram dentro desse animal mítico e foram “desovados” em cantos estratégicos. Conforme saíam da cobra, fundavam comunidades com muita festa e dança. A cobra grande é a origem de toda diversidade humana. É um conceito democrático que valoriza nossa cultura”, explica Vasconcelos, que também Antropólogo.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, bloco da cobra grande, Carnaval 2020, carnaval em manaus, Manaus, Agenda Cultural