Confira a programação musical da Virada Sustentável Manaus
Manaus/AM - Duas novidades marcam a programação cultural da Virada Sustentável Manaus neste ano. Pela primeira vez, em cinco anos consecutivos, a abertura sairá do Teatro Amazonas para o Largo São Sebastião, com a apresentação da Amazonas Jazz Band. A edição marca também a primeira atração nacional do festival que recebe a cantora paraense Dona Onete.
Realizada de sexta (26) a domingo (28), a Virada Sustentável Manaus é considerada o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Serão três dias com mais de 160 atividades gratuitas em diferentes zonas da capital. Com sua concepção temática baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a programação inclui ainda ações relacionadas ao meio ambiente, serviços promoção social. “Vamos alcançar todas as zonas da cidade, principalmente os espaços com grande circulação de pessoas, levando cultura, conscientização e lazer para a população de forma dinâmica, divertida e totalmente gratuita”, explica a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.
Para ampliar o acesso ao público, a abertura realizada nesta quinta-feira (25), às 20h, será ao ar livre, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. Uma mega estrutura será montada para a apresentação da Amazonas Jazz Band.
O local também será palco da diva do carimbó “chamegado”, Dona Onete, que se apresenta gratuitamente neste sábado (27), às 20h. A cantora e compositora fará o lançamento do terceiro álbum da carreira dela, chamado “Rebujo”. Com 11 músicas, o disco reforça os discursos que exaltam as belezas amazônicas, a explosão de cores e sabores paraenses e o amor com seus encantos e desencantos. Por isso, e não à toa, o novo trabalho é batizado de rebujo. A palavra significa movimento da maré, uma correnteza que vem do fundo do rio, trazendo tudo aquilo que está escondido. Para Dona Onete, ele renova a vida com alegria e sedução. E se algo der errado, ela sentencia: “Se você não é feliz, felicidade a gente inventa” (trecho da música “Festa do Tubarão”).
Nessa energia, com quase 80 anos, Ionete da Silveira Gama promete para o público amazonense uma apresentação do jeitinho “chamegado” que só ela sabe cantar e encantar. E, claro, bem acompanhada por sua banda, formada pelo pesquisador e produtor Pio Lobato, JP Cavalcante nas percussões amazônicas, Breno Oliveira no baixo, Vovô na Bateria e Marcos Sarrazin nos teclados e sopros. “Rebujo” é um dos projetos selecionados pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com o apoio da Lei Semear.
O Largo de São Sebastião será palco também de outros shows gratuitos. Na sexta (26), a banda NTG abre a noite da Virada Sustentável Manaus, às 19h, seguida da Will Rock Band às 20h e encerra com Marcello Ipanema & o Izuomê, às 21h.
No sábado (27), a cantora Márcia Novo abre programação musical, às 18h, com um passeio pelos gêneros e influências que são parte da identidade musical do Amazonas, expressada como um mix caribenho, brega pop e tribal. Na sequência, às 19h, a banda Alaídenegão esquenta o público antes do show de Dona Odete, às 20h.
A programação musical da Virada Sustentável Manaus no Largo finalizará domingo (28) com apresentações mais cedo, a partir das 13h, dos sets do DJ Makka. Ele, que é venezuelano, traz para cidade a primeira edição do “Manaus Room – Sensitive Experiences”, show no conceito Boiler Room – estilo criado em Londres, onde DJs tocam ao vivo com transmissão pela internet.
Às 19h, a Banda Mady e Seus Namorados coloca o público para dançar ao som de lambada. O hip hop dos Manauaras em Extinção terá início às 20h. O encerramento será ao som de regional experimental do grupo Os Tucumanus. Outros espaços terão espetáculos musicais gratuitos, entre eles, Monte das Oliveiras, Redenção, Bosque da Ciência e Shopping Manaus Via Norte.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, dona odete, virada sustentável manaus, Agenda Cultural