Dia da Pizza: Chef revela curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo
Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia da Pizza, prato que é um dos mais consumidos no mundo - praticamente uma unanimidade. A Chef de cozinha e professora do curso de Gastronomia da UniNorte, Débora Valente, selecionou fatos curiosos sobre o consumo da pizza pelo mundo.
1 – Origem
A história da pizza começou há seis mil anos. Segundo Débora Valente, alguns historiadores acreditam que foram os egípcios os primeiros a misturar farinha com água, que são os ingredientes básicos da massa da pizza. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em pedras quentes. O fato é que a pizza, na versão que todos conhecem, ficou famosa pelas mãos dos italianos, na cidade de Nápoles. Os napolitanos acrescentaram à receita molho de tomate e orégano e consumiam a pizza dobrada ao meio, como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.
2 – Margherita
Quando o rei Umberto I, da Itália, e sua mulher, Margarida de Savoia, visitaram a cidade de Nápoles, em 11 de junho de 1889, ela expressou o desejo de experimentar uma especialidade local. Na cozinha real, o pizzaiolo Raffaele Esposito criou uma nova variação da pizza marinara comum. A pizza marinara, feita com alho, orégano e azeite, era popular, principalmente, entre os pescadores que voltavam à praia no início da manhã, após uma noite no mar. Raffaele considerou imprópria servir aquela simples pizza de alho e escolheu ingredientes representando as cores nacionais italianas: verde (manjericão), branco (mussarela) e vermelho (tomate). Foi chamada de pizza margherita, em homenagem à rainha.
3 – Tradicional
De acordo com Débora Valente, uma pizza autêntica deve ser redonda, feita de massa sovada à mão e a crosta deve ser modelada e achatada apenas à mão. A massa deve consistir apenas de farinha, fermento, sal e água.
4 – Maior consumo
Os Estados Unidos é o país que mais consome pizza no mundo - são 400.000m² por dia. A expansão desse prato para outros países começou em 1905, com o empresário chamado Lombardi. Ele abriu a primeira pizzaria, no bairro Little Italy, em Nova York. As pizzas americanas, diferentemente das de Nápoles, foram acrescidas de uma grande variedade de ingredientes e logo se tornaram sucesso absoluto.
5 – No Brasil
A pizza veio para o Brasil junto com os italianos, no final do século 19. De início, era um prato comum entre os imigrantes. Aos poucos, foi se tornando conhecida entre os paulistas e em todo o país, com diversos tamanhos, sabores e recheios, alturas e formatos. O estado de São Paulo é considerado a capital nacional da pizza, devido à grande quantidade de imigrantes italianos que vivem na cidade e o alto consumo do prato.
6 – Costumes
No Brasil, ainda existem pizzarias tradicionais, que não servem o prato com molhos como catchup, mostarda ou maionese. Na Itália, a pizza é servida sem condimentos, apenas com orégano e azeite de oliva.
Em cada região brasileira existem variações de pizza elaboradas com ingredientes típicos. No Sul, tem pizza de churrasco, estrogonofe, coração de galinha e costela bovina. No Sudeste, tem as opções sushi e couve manteiga. No Centro Oeste, a novidade é a pizza de galinha com pequi. No Nordeste, tem de acarajé, vatapá, carne de sol, charque e frutos do mar. No Norte, de tucumã, cupuaçu, castanha do Brasil, queijo coalho, banana frita, pirarucu defumado e tacacá.
ASSUNTOS: dia da pizza, Agenda Cultural