Microchipagem de animais é opção na hora de procurar seu pet perdido
Perder o animal de estimação é um dos maiores medos de quem tem um bichinho em casa. Para evitar que isso aconteça, uma das principais ferramentas disponíveis no mercado é a microchipagem, que é feita através da implantação de um chip no pet e nele são registradas informações como nome, endereço, contato dos tutores, informações sobre vacinas, alergias e outras peculiaridades.
“Em Manaus, mais de 30 mil animais já são microchipados, mas é um número muito pequeno se comparado à quantidade de animais na cidade. Esse serviço é uma segurança a mais pro dono, que sabe que seu bichinho pode ser facilmente localizado caso fuja de casa. Na verdade, é como se fosse um RG dos bichinhos”, afirmou a veterinária Andressa Figueiredo, médica veterinária.
De acordo com a especialista, o procedimento é minimamente invasivo e não causa nenhuma espécie de efeito colateral no bichinho. “Dói menos que uma vacina e o implante é tão rápido que não precisa sequer de anestesia”, afirmou.
Após o chio implantado, o tutor do animal recebe um login e senha para entrar em um site e alimenta-lo com todas as informações sobre o bichinho. A leitura do microchip já pode ser feita em várias clínicas de Manaus. “Caso um animal se perca, basta leva-lo em uma clínica para que seja feita a leitura e assim encontrado seus tutores”, reiterou a especialista.
ASSUNTOS: Agenda Cultural