Mostra terá workshops e sessões gratuitas para apaixonados por filmes de terror
Manaus/AM - Os fãs das produções de terror terão uma programação variada e totalmente gratuita, de 5 (segunda-feira) a 10 (sábado) de agosto, a partir das 13h, no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, Centro). Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a Mostra Manaus Filme Horror Fantástico terá seis workshops, exibição de seis longas e 41 curtas-metragens do gênero.
Idealizador do evento, o gerente de programação artística do Cineclube de Arte da SEC, Márcio Nascimento, observa que os filmes de terror têm muitos fãs em Manaus e era preciso abrir um espaço para esse público. “É um gênero que mexe com a reação emocional e medos primários das pessoas. Tendo em vista o crescimento das produções e a existência de poucos lugares para elas, tive a ideia de reunir os cineastas locais e realizar essa mostra, abrindo assim uma janela de exibição para produtores nacionais”, explica.
Márcio destaca que o homenageado da Manaus Filme Horror Fantástico é o cineasta capixaba Rodrigo Aragão, que terá suas produções exibidas no evento. “Ele já tem cinco longas e é considerado por muitos o sucessor do Zé do Caixão”, ressalta. “Mangue Negro”, “A Noite do Chupacabras”, “Mar Negro”, “As Fábulas Negras” e “A Mata Negra”, que levam a assinatura de Aragão, serão exibidos de terça a sábado (6 a 10 de agosto), a partir das 18h30. A classificação indicativa é de 16 anos.
Também será possível conferir curtas-metragens de cineastas amazonenses e convidados de outros Estados. A exibição das produções de menor tempo de duração acontecerá nos dias 6, 8, 9 e 10 de agosto, das 16h30 às 18h. A classificação indicativa é de 12 anos.
Além dos filmes, a programação inclui workshops sobre maquiagem, trilha sonora, direção de fotografia e produção. As atividades serão realizadas das 13h às 17h e os interessados podem se inscrever no próprio local, das 12h às 13h.
O público também encontrará na Mostra uma decoração temática, stands de camisas, maquiagens de terror, souvenirs, quadrinhos do gênero e ainda uma sala com livros clássicos de terror de escritores nacionais, internacionais e de lendas da região.
Veja também
ASSUNTOS: Agenda Cultural